Portal Caparaó - Reunião do Comad discute ações para atender população em situação de rua em Manhuaçu
Geral

Reunião do Comad discute ações para atender população em situação de rua em Manhuaçu

03/07/2021 - Atualizado em 04/07/2021 10h26

MANHUAÇU (MG) - Com o intuito de discutir e desenvolver ações de atendimento à população em situação de rua em Manhuaçu, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) realizou na tarde desta quarta-feira (30/06) uma reunião com os agentes de assistência social e saúde do município. A reunião ocorreu na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e contou com a apresentação da psicóloga Cíntia Mugli, apresentando o trabalho de atendimento desenvolvido na cidade de Muriaé. Também estiveram na reunião a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, a Secretária Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus e a Secretária de Saúde Ana Lígia Assis.

A Presidente do Comad, Vera Lúcia Domingues, comenta que esse problema social é de todos, por isso, é fundamental o trabalho em conjunto dos setores públicos: “nós temos que tomar uma atitude, e isso envolve todos, agentes públicos e população no geral. Conseguimos clarear alguns caminhos, com o exemplo que a Cintia nos apresentou, e como Conselho, buscamos articular todos esses agentes“, comenta.

O trabalho para assistência aos moradores em situação de rua propõe analisar cada situação em particular. A secretária executiva do Comad, Uênia Alves, explica que “ninguém fica em uma situação dessa simplesmente por que quer, sempre há um contexto, seja familiar, seja com drogas, ou algum transtorno mental e nós precisamos atendê-los individualmente”. Por isso é importante, segundo ela, que essa rede de atendimento trabalhe de forma conjunta. As diferentes equipes se comprometeram a realizar um levantamento sobre a capacidade de atendimento em Manhuaçu.

Colaboração da população

A presidente do Comad reforça que a população não deve fazer doações diretas a quem está em situação de rua, pois pode reforçar a condição da pessoa. “Nós sabemos que aqui em Manhuaçu a população costuma ser muito generosa, e costuma ajudar a quem está em uma situação como essa. Mas o que vem como uma ajuda, na verdade acontece como um reforço para que aquela pessoa não saia da situação. Então, se você quer realizar uma doação, procure as entidades que realizam esse trabalho especializado, como Creas, Comunidades Terapêuticas. Assim, você realmente vai realizar um trabalho de ajuda a essas pessoas”, conclui.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.