MANHUAÇU (MG) - Pela segunda semana consecutiva, agentes de saúde de Dom Corrêa foram às ruas do distrito para conscientizar à população sobre a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. Várias pessoas da comunidade foram contaminadas e alguns chegaram a perder a vida em virtude da doença.
A mobilização mais recente aconteceu na tarde do último sábado, 03, e contou com a participação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar. Além da viatura dos socorristas, um carro de som com mensagens de alerta puxou o movimento. Alguns agentes que seguiram a pé em passeata empunharam faixas, enquanto outros distribuíram máscaras e pregaram cartazes nas paredes dos estabelecimentos comerciais. “Temos conseguido envolver toda a equipe e o empenho dos agentes tem sido fundamental para a campanha. Desta vez sentimos um maior envolvimento da comunidade também” – destacou Graziele Madalena de Oliveira, enfermeira chefe da UBS de Dom Corrêa.
Outro fato novo da ação do último sábado foi participação de estudantes da comunidade. Chama a atenção os dizeres nos cartazes que eles empunharam pelas ruas. “A informação sobre as medidas de prevenção ao Covid estava presente, como de costume, mas também registramos nesses cartazes a nossa solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos por conta dessa terrível doença. Além disso, buscamos levar outros recados motivacionais para mostrar que a empatia pode fazer toda a diferença nesse momento. Um cuidando do outro mesmo!” – finalizou Graziele.
Outros distritos já preparam movimentos similares que também serão desenvolvidos pelas estratégias de saúde da família. O município, por meio da Secretaria de Saúde tem incentivado esses eventos e realizado outras ações de conscientização e fiscalização para evitar que o vírus se dissemine ainda mais na região, buscando assim um alívio do sistema hospitalar, bem como a redução de pessoas infectadas e até evoluídas para casos mais graves.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu