Portal Caparaó - Região na Onda Vermelha: escolas poderão voltar e limite de horário cai
Economia

Região na Onda Vermelha: escolas poderão voltar e limite de horário cai

08/07/2021 - Atualizado em 09/07/2021 10h44

MANHUAÇU (MG) - A macrorregião de Saúde Leste do Sul saiu da chamada classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, mas continua na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Isso significa que os estabelecimentos não têm mais a restrição de fechar às 19 horas, o que na prática já não acontecia. Com a mudança, escolas poderão retomar as aulas, exceto nas cidades em que as prefeituras proibirem por decreto.

Essa foi a principal alteração na região que engloba Manhuaçu e cidades vizinhas, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, na reunião desta quinta-feira, 08/07. No cenário estadual, a região do Vale do Aço vai para a Onda Verde, é a primeira vez desde janeiro que uma região evoluiu para a faixa mais branda.

A melhora dos indicadores também permitiu a evolução das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte para a onda amarela. Elas se unem à macrorregião Sudeste, que já estava nesta fase nas últimas semanas.

Seguem na onda vermelha as regiões Leste do Sul (Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova), Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul. No entanto, nenhuma delas possui mais a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (10/7).

Com as mudanças, todas as regiões do estado estarão autorizadas a retomarem o ensino presencial com segurança. O protocolo sanitário está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Cirurgias eletivas

Nenhuma região se encontra atualmente com cenário desfavorável assistencial e epidemiológico, portanto as cirurgias eletivas estão autorizadas. Na Macrorregião Leste do Sul, que está na Onda vermelha, estão autorizados procedimentos cirúrgicos em ambiente ambulatorial, uma vez constatado pelo médico assistente que o atraso deste tratamento poderá levar a complicações e/ou ao aumento do risco de morte.

Em todas as regiões podem ser realizados procedimentos relacionados a transplantes, cirurgias cardiovasculares, oncológicas, neurológicas e neurológicas relacionadas ao processo dialítico, em estado de saúde mais grave.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.