Portal Caparaó - Paróquia São José será criada no próximo domingo em Manhuaçu
Geral

Paróquia São José será criada no próximo domingo em Manhuaçu

14/07/2021 - Atualizado em 14/07/2021 14h13

MANHUAÇU (MG) - A comunidade católica São José, em Manhuaçu, já vive uma expectativa para celebrar com alegria à elevação de Paróquia São José. A solenidade de elevação acontecerá no dia 18 de julho, às 15hs, com a presença do Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, para todos os atos públicos e singulares, para a instalação da nova paróquia.

O processo para a criação e elevação da Comunidade São José à Paróquia foi bastante rápido, a partir da manifestação dos participantes da comunidade e a Paróquia São Lourenço. Alguns detalhes são fundamentais para serem avaliados nesse processo, sobretudo a estrutura e base territorial de abrangência.

Assim, o Conselho Presbiteral avaliou que, a comunidade é grande fisicamente e bem localizada. Houve também, a acolhida das pessoas da comunidade para a criação da Paróquia e, a vontade o Bispo Diocesano em criá-la.

A nova paróquia terá sob sua responsabilidade 16 comunidades rurais (sendo 4 na cidade) que até então são abrangidas pela Paróquia São Lourenço.

BREVE HISTÓRICO

Com o raiar das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, na Diocese de Caratinga, bem como na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, nos idos de 1980, famílias católicas da rua José Perígolo e adjacências, no Bairro Lajinha, nessa mesma cidade, abraçaram a causa missionária, organizando-se em grupos de reflexão. Nesse período, a Paróquia São Lourenço era assistida pelos padres sacramentinos: Pe. Domício, na função de Pároco, e Pe. Ivo Urbano e Pe. Júlio Pessoa Franco, como vigários.

Diante da crescente e fervorosa fé e organização dessas famílias em grupos de reflexão, e com o clamor de todos para que se dessem novos passos como comunidade, iniciaram-se as celebrações de missas nas casas das famílias, que também se responsabilizavam por toda preparação.

Logo, também mediante a expansão dos bairros e ruas próximas, numerosos outros fiéis aglutinaram-se ainda mais à comunidade, tornando-a mais viva e dinâmica. As celebrações eucarísticas aconteciam nos espaços das casas dos próprios membros, alternativamente, sem com ótima participação.

No dia 02 de outubro de 2015, após o empenho de todos na construção de uma igreja para a comunidade, localizada no bairro Bela Vista, nela celebrou-se a Eucaristia —- pela primeira vez, marco de um novo capítulo na história da comunidade, da qual participaram inúmeros fiéis, inclusive das comunidades vizinhas.

Atualmente, a comunidade São José é composta pelos Grupos de Reflexão, pastorais do Batismo, da Catequese, da Criança, da Dízimo, da Juventude, da Liturgia, Equipe Missionária, grupo do Terço das Mulheres, e Terço dos Homens, dentre outros e, ainda, uma equipe que cuida dos trabalhos sociais, em especial nos eventos em prol de defesa dos Ribeirinhos do Rio Manhuaçu.

PADROEIRO SÃO JOSÉ

Mediante o êxito, originou-se, portanto, a comunidade, sendo confiada ao patrocínio do Pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e Patrono Universal da Igreja, São José. Nas mesmas circunstâncias, estabeleceu-se também a primeira equipe de coordenação, juntamente com a estruturação de movimentos e pastorais eclesiais.

PRIMEIRO PÁROCO

O padre Willis de Oliveira Gama, diocesano, estará à frente da nova Paróquia São José. Ele se despediu da Paróquia Nossa Aparecida, de Carangola, onde atuava desde sua criação, em 12 de abril de 2014. Desde sua fundação, o jovem padre Willis de Oliveira Gama esteve à sua frente, dinamizando sua vida paroquial.

Com informações de Eduardo Satil / Colaboração: Gilma de Souza Pereira, membro da nova Paróquia São José / Diocese de Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.