MANHUAÇU (MG) - Como forma de respeito às homenagens prestadas no passado e ao resgate da memória de Manhuaçu, a Prefeitura recolocou uma placa de homenagem à Tânia Pinheiro, instalada em 1972 para dar nome ao Parque Infantil inaugurado à época, na praça Martins Fraga. Na manhã de quarta, a Prefeita Maria Imaculada esteve no local junto com familiares da homenageada, os irmãos Eduardo, Paulo e Andréia Pinheiro e Felipe Sahid Chequer, o filho do ex-prefeito Jorge Sahid Chequer. Também estiveram o Secretário de Obras, Paulo Ferraz, o Secretário de Cultura e Turismo, Silvério Afonso, e a vereadora Rose Mary.
A homenagem feita pelo ex-prefeito Jorge Chequer em 1972 foi uma forma de eternizar Tânia Pinheiro, falecida no ano anterior com apenas 16 anos. A retirada da placa no passado causou angústia e tristeza na família, principalmente em sua mãe, Lia Bazém, de 91 anos. A prefeita Imaculada destaca a necessidade do respeito às histórias dos moradores: “nós temos que resgatar essas histórias, pois esse abandono causa uma dor muito grande as famílias, e hoje nós resgatamos a história. Nós voltamos com a placa para o lugar dela. Eu sei o que a dona Lia passou, também passei por isso, minha filha foi homenageada na Câmara Municipal e um presidente tirou essa placa de lugar”.
Felizes com a homenagem de volta, os familiares agradeceram a recolocação da placa, que é uma forma de memória para a família. O irmão da homenageada, Eduardo Pinheiro, fala sobre essa felicidade: “É muito gratificante para toda nossa família, minha mãe dona Lia, nós estamos muito felizes, muito agradecidos, a Imaculada, toda a equipe, pelo atendimento, porque essa placa jamais deveria ter saído daqui, uma palavra que resume todos os sentimentos: agradecimento. É uma forma de eternizar a lembrança da nossa irmã”, finalizou.