MANHUMIRIM (MG) - No sábado, dia 31 de julho, um grupo de manifestantes espalhou cartazes em homenagem às vítimas da Covid-19 na Praça Padre Júlio Maria, em Manhumirim.
“A mobilização, feita pela população civil e sem fins lucrativos, teve o intuito também de recordar e manifestar a indignação pelas perdas por uma doença que já tem vacina, porém convive com o descaso do Governo Federal”, diz a coordenadora dos manifestantes.
Com velas, cruzes, cartazes e palavras de ordem como “Luto pela vida”, a manifestação trouxe um olhar para uma questão que já tornou-se corriqueira para toda a população há um ano. O grupo de cidadãos que não levanta uma bandeira específica, ainda ressaltou que mesmo parecendo uma ação pequena, pequeno mesmo seria não se mobilizar.
NÚMEROS DA COVID-19
De acordo com o consórcio de notícias em relação a pandemia, até a data de hoje, morreram mais de 557 mil pessoas em todo o país. Em Minas Gerais, foram mais de 50 mil pessoas. A vacinação ocorre em ritmo aparentemente mediano, ao todo já foram imunizadas com as duas doses ou com uma única dose das vacinas mais de 19% de toda a população. A vacinação começou de forma tardia, especificamente no mês de janeiro de 2021. Mesmo com a taxa de morte caindo, a pandemia será estabilizada quando aproximadamente 70% da população estiver vacinada, apontam especialistas.
Marllon Bento