REDUTO (MG) - Iniciada em 14 de maio, a obra de reforço da estrutura da ponte dos Gama, no km 92 da MG-111, entre Reduto e Manhumirim, deve ficar pronta até setembro.
A estrutura da ponte está sendo reforçada. Segundo o vereador de Alto Caparaó, José Carlos Lovantino, em conversa com um funcionário do DER-MG, unidade de Manhumirim pelo telefone, foi informado que “o trabalho de recuperação da ponte está em andamento e que a obra será entregue dentro do prazo de 120 dias, conforme o plano de execução”.
QUASE DOIS ANOS
Em janeiro de 2020, as fortes chuvas na região provocaram a inundação do rio Jequitibá e as estruturas, pilares e vigas da ponte do Gama, ficaram abaladas. Técnicos do DER-MG, depois de avaliarem as condições da estrutura e por medida de segurança, limitaram o tráfego apenas a veículos leves.
Atualmente, o tráfego de veículos pesados é feito por meio de desvio, que aumenta em 19 quilômetros o percurso entre Manhumirim e Reduto. O trajeto é feito nos dois sentidos pela BR-262 até Martins Soares, depois acessar a MG-108. A rota alternativa utilizada é pela estrada de terra no antigo trajeto da ferrovia, na zona rural de Reduto, mesmo assim bastante precária.
Fotos José Carlos Lovantino