ALTO JEQUITIBÁ (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Militar de Alto Jequitibá realizaram, na manhã de sexta-feira. 06/08, uma ação de conscientização sobre medidas para coibir as diversas formas de violência contra a mulher e incentivando denúncias de práticas ilegais.
A atividade, que teve as pessoas do sexo feminino como público alvo, foi realizada próximo à Praça Reverendo Cícero Siqueira e alcançou aproximadamente 80 mulheres.
A campanha Agosto Lilás tem por objetivo o combate à violência contra a mulher. O trabalho está sendo realizado em todo o país como orientação e a lembrança de se engajar, cada vez mais, na proteção às mulheres.
Por que agosto Lilás?
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.
O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.