O Programa Jovens Construindo a Cidadania – JCC - foi para vários professores e funcionários da Escola Estadual Emília Esteves Marques “Polivalente”, em Carangola. O responsável pela apresentação foi o Soldado Fábio e teve a presença do Comandante da 75ª Companhia Especial PM Major Luiz André de Sá e do Subcomandante Tenenten Wilian de Oliveira Machado; o Presidente do Conselho Tutelar, Humberto Lúcio Brandão Lemos; vice-presidente José Pinto Filgueiras Filho, e o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública Francisco Alves Peçanha Gouvêa.
O programa pioneiro em Carangola objetiva estimular a liderança juvenil e prover aos jovens oportunidades de tornar-se parte da solução de vários problemas existentes nas escolas e comunidades, mantendo assim um ambiente de paz e tranqüilidade, livre de crimes, drogas e violência. “Aprendendo a viver harmoniosamente em comunidade, o programa incentivar valores positivos, forma bons cidadãos, habilitando o jovem a ser o recurso necessário para prevenção criminal”, explica o Soldado Fábio.
O JCC tem mais de vinte parceiros que fazem parte da estrutura, integrando o Comitê de Apoio que irá dar suporte aos Jovens.
GRUPO PRINCIPAL
O próximo passo será a composição do grupo principal formado por jovens. Eles terão a missão de difundir o programa na escola e na comunidade e estarão disponibilizando meios e dirigindo todas as ações, atividades e projetos do programa.
O Colégio Polivalente, através da diretora Betty Giovannoni Oliveira, aderiu ao programa e busca implantar na escola novos projetos que reforcem os valores de convívio social e crescimento humano.
“A escola fica aberta aos finais de semana para alunos e membros da comunidade, que a utilizam para lazer, prática de esportes, dança, dentre outras atividades. O número de pessoas beneficiadas é muito expressivo”, afirma.
Atualmente, a escola tem aulas de karatê ministradas com o Professor Jorge; judô e xadrez ministradas pelo Professor Francisco, aulas de dança Grupo “Polidance”, ministrada por Leonídia; e pelos alunos Rayllander e Dany. Ainda existe o JPPEAS coordenado pela Professora Elisa que desenvolve cursos de pintura em tecido, de cabeleireiro, eletricista e artesanato, e o Projeto de Tempo Integral onde os alunos passam o dia inteiro na escola. Na parte da manhã, assistem aula em sala e, na parte da tarde, desenvolvem atividades esportivas e de artesanato com o professor Romero Tironi (Pereco).
“Todos esses projetos integrarão o JCC, sendo que vários jovens participantes irão ocupar posições de coordenadores jovens e co-responsáveis pelos projetos, despertando e pondo em prática a liderança, responsabilidade e o comprometimento juvenil”, explica o Soldado Fábio. Com informações da PM - 09/05/09 - 11:26 - portalcaparao@gmail.com