MANHUAÇU (MG) - Estudantes do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFACIG ficaram entre os dez melhores no 3º Concurso para Estudantes de Engenharia do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).
O concurso tem abrangência nacional. Na edição de 2021, os estudantes foram desafiados a uma competição que complementa a sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de um edifício de múltiplos andares em estrutura de aço ou mista de aço e concreto.
A equipe do UNIFACIG, foi composta pelos alunos Erick de Castro Oliveira, Luiz Fernando Rodrigues, Philipe Lopes Silva Paiva e Samuel Soares de Souza Júnior, orientada pelo professor José Francisco Anunciação Pinto e co-orientada pelo professor Carlos Henrique Carvalho Júnior, todos alunos e professores do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFACIG, que é coordenador pela Professora Kastelli Pacheco Sperandio.
Orgulho
A equipe enfrentou diversos desafios e foi classificada entre os 10 melhores projetos enviados por grandes universidades brasileiras. Para a coordenadora do curso, professora Kastelli Sperandio, o desafio e complexidade do projeto foram muito maiores do que esperavam: “Foi uma edificação de 48 andares (153 metros de altura), mais de 30 mil peças metálicas (entre vigas, pilares e contraventamento), 235 páginas de Memorial de Cálculo. Acreditava muito na competência técnica dessa equipe, mas confesso que fiquei surpresa com a entrega, dedicação e empenho deles ao longo desse projeto. Estou extremamente orgulhosa! Não tenho dúvidas do sucesso profissional de cada um deles!"
O orientador da equipe, professor José Francisco, ressaltou também o empenho dos alunos e professores que integraram o grupo de trabalho. “Foi motivo de satisfação ver o resultado. Um projeto com dimensões e proporções que poucos profissionais de Engenharia têm a oportunidade de desenvolver e o resultado foi excelente. Apesar das adversidades com relação ao problema apresentado, todos se dedicaram ao máximo e deram o seu melhor no desenvolvimento deste projeto. Apesar de não termos conquistado o resultado que esperávamos, o aprendizado e conhecimentos adquiridos foram tão mais importantes que qualquer prêmio pré-definido”.
José Francisco ainda reforçou o agradecimento à Professora Kastelli, ao Professor Júnior e ainda ao Professor José Luiz Rangel que disponibilizou gratuitamente os softwares de cálculo e dimensionamento de perfis e lajes mistas e elogiou o comprometimento e dedicação dos estudantes de engenharia civil Erick, Luiz Fernando, Philipe (PH) e Samuel.
Já o professor Carlos Henrique Carvalho Júnior parabenizou ao grupo do UNIFACIG pelo excelente trabalho desenvolvido durante o concurso do CBCA mostrando capacidade e persistência a realizar um cálculo estrutural de grande complexidade e obter resultados satisfatórios e desafiadores durante o processo de desenvolvimento.
Aprendizado
Os quatro alunos que integraram a equipe naturalmente ficaram muito satisfeitos com a colocação no concurso. Luiz Fernando explica que foram enormes dificuldades ao longo do desenvolvimento do projeto e a complexidade do desafio, os amigos da equipe não desanimaram. “Agradeço aos professores e aos membros da equipe. Passamos madrugadas acordados, desenvolvendo e buscando soluções, muitas das vezes tendo que recomeçar do zero, mas o aprendizado e experiência adquirida para futuras ‘missões’ como essa, foi gratificante. Além do sentimento de dever cumprido, mostramos que termos capacidade de tal feito”.
Erick de Castro sabia que o projeto era complexo e todos tinham o desafio de conciliar o tempo de estudos, outras atividades diárias e se dedicar ao concurso em um prazo relativamente curto. “Todos entramos de cabeça, não só alunos, mas também nossos professores, não mediram esforços para nos auxiliar, principalmente o professor José Francisco que esteve com a gente diariamente, perdeu várias noites de sono conosco, nos dirigindo da melhor forma possível. Foi muito gratificante conseguir entregar um projeto dessa magnitude. Foi um desafio e um aprendizado".
Outro membro do grupo, Philipe, também credita o resultado à orientação dos professores. Segundo ele, “todo empenho e conhecimento que os orientadores repassaram, nos capacitaram a atingir o que antes parecia uma barreira. O prêmio que nós buscávamos, ia além de um troféu, era o conhecimento, e esse nós conquistamos. Esse concurso ficará marcado em nossas lembranças e principalmente em nossa vida profissional, pois tudo se transformou em conhecimento".
Além do trabalho em equipe e a aplicação do conhecimento na prática, o concurso do CBCA Promover o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos de edifícios, incentivando a investigação em torno do seu potencial, suas tecnologias e aplicações
O estudante de engenharia Samuel, conta que dificilmente encontrará outro projeto tão desafiador e específico como o proposto pela CBCA. Para ele, era óbvio que se tratava de uma oportunidade única. “Foi um desafio e com dias difíceis e grandes experiência. Fiquei feliz por fazer parte de uma equipe genial como a que formamos, feliz pela experiência e conhecimentos adquiridos, pela honra de trabalhar com profissionais tão geniais como nossos orientadores. Aguardo ansioso por mais projetos como esse. O resultado demonstra que estamos no caminho certo!".
Redação do Portal Caparaó