Portal Caparaó - SAMU 192: Prefeitos e Secretários de Saúde visitam o CISDESTE
Geral

SAMU 192: Prefeitos e Secretários de Saúde visitam o CISDESTE

27/08/2021 - Atualizado em 27/08/2021 15h46

JUIZ DE FORA (MG) - Prefeitos, secretários e representantes de municípios da microrregião de Manhuaçu que irão integrar o SAMU – 192 / CISDESTE participaram de encontro na sede do Consórcio, em Juiz de Fora, nesta quinta-feira, 26/08.

O Presidente do Cisdeste e Prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho ressaltou a importância do SAMU na rede de urgência e emergência e abriu espaço para todos apresentarem dúvidas referentes ao serviço móvel de urgência e emergência.

O Secretário Executivo do Cisdeste Denys Arantes Carvalho apresentou a dinâmica de trabalho nos atendimentos realizados pelo SAMU bem como área de abrangência, detalhes técnicos relativos à urgência e emergência, integração com o Corpo de Bombeiros Militar e a apresentação de toda sede.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu convidou os prefeitos e gestores de saúde para a reunião em Juiz de Fora junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), responsável pela gestão do SAMU Leste do Sul, para mostrar o funcionamento atual e como será o modelo ampliado.

De acordo com o superintendente regional de saúde, Juliano Estanislau, “foi mais uma etapa do processo de trabalho e implantação do SAMU, considerando que foi o momento em que os gestores irão conhecer os trâmites para adesão e adequação dos municípios aos mecanismos de implantação do serviço”.

O secretário executivo do CIS-Caparaó, Felipe Rodrigues Clemente, participou nesta quinta-feira, 26/08, da visita técnica ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) em Juiz de Fora.

Segundo Felipe Rodrigues, o CIS-Caparaó irá colaborar com o Cisdeste na implantação do SAMU 192 na região, especialmente porque municípios do CIS-Caparaó serão sede unidades de suporte básico.

A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.