REDAÇÃO - Onze policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu participaram do curso de aperfeiçoamento sobre a patrulha rural. A ação aconteceu entre o final de agosto e o início de setembro.
Realizado em Ipatinga, no Vale do Aço, o treinamento visa a capacitação profissional dos policiais e a melhoria da segurança rural no estado de Minas Gerais.
O eixo de segurança rural foi instituído por meio do Programa Minas Segura - 2ª Edição, e tem se destacado como uma das formas mais atuais da Polícia Militar de Minas Gerais de reduzir o medo do crime, reduzir a criminalidade e a violência nas zonas rurais. Com a interiorização do crime, a segurança no campo torna-se imprescindível na redução da criminalidade violenta, além de contribuir com a situação econômica.
A capacitação profissional auxilia na execução do policiamento na zona rural, contribuindo sobremaneira para a melhoria da sensação de segurança da comunidade do campo.
Em Minas Gerais, com uma extensa área rural, o policiamento nesse segmento tem sido marcado por visitas tranquilizadoras, além de reuniões comunitárias com cadastramento das propriedades e dos produtores, insumos, veículos e máquinas agrícolas. Durante esses momentos de visitas e orientações, a conversa é no intento de que os proprietários rurais tomem medidas de segurança como forma de prevenir delitos em suas propriedades.