SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - Na última sexta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura Municipal de São João do Manhuaçu, através do Departamento de Assistência Social, CRAS e Secretária Municipal de Saúde realizou a “Passeata a Favor da Vida”.
Profissionais da equipe de saúde e assistência social passaram pelas principais ruas de São João do Manhuaçu falando e distribuindo folhetos sobre suicido, afim de quebrar o tabu acerca do tema e passar informações sobre os serviços de apoio disponíveis no município.
Em São João do Manhuaçu, funciona o Projeto Ser Mente. A iniciativa é uma forma de apoio para cuidar da saúde mental e oferecer acompanhamento permanente.
Toda a equipe integrada por profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras, está pronta para atendimento.
As equipes dos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão prontas a orientar os moradores interessados em participar do programa.
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.
No Brasil, o "Setembro Amarelo" é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é "Agir salva vidas".