MANHUAÇU (MG) - Equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu enfrentam altas temperaturas para impedir desastres que podem ser evitados com práticas responsáveis da população. Para denunciar queimadas liguei 181 - Disque Denúncia Unificado.
Os esforços se dividiram na última semana com o enfrentamento à incêndios, de proporção significativa, no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Pedra Bonita e na mata na região acima do bairro Petrina, em Manhuaçu.
Apesar do clima, o calor não é o único o responsável pelos incêndios que vem ocorrendo. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota, faz um apelo para a população denunciar práticas criminosas relacionadas aos incêndios florestais, sucessivos em nossa região e na cidade de Manhuaçu nas últimas semanas.
“Os incêndios florestais estão ocorrendo há bastante tempo e nós estamos num período prolongado de seca. Isso tem agravado bastante a condição dos incêndios florestais em toda a nossa região. Aqui em Manhuaçu fica mais evidente a questão na mata acima dos bairros Petrina, Matinha, Catuaí. São locais que pessoas observam constantemente queimadas e também a atuação do Corpo de Bombeiros. Precisamos fazer um apelo à comunidade porque esses incêndios são provocados e a gente acredita que é pela mesma pessoa! Então aqueles que moram naquelas imediações, se notarem alguma movimentação diferente ali, denunciem, pode ser a pessoa que está colocando fogo na mata e que causa prejuízos irreversíveis para o nosso meio ambiente”.
O Corpo de Bombeiros combate a incêndio em diversas cidades da região e não só em Manhuaçu. O fogo no bairro Petrina tem sido combatido e apagado, mas depois alguém está indo ao local e iniciando novos incêndios.
Vídeo ZS Produtora / Reportagem Portal Caparaó