MANHUAÇU (MG) - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital César Leite promoveu palestra nesta quarta-feira, 29/09, dentro da temática da campanha Setembro Amarelo pela valorização da vida e combate ao suicídio.
A psicóloga e terapeuta cognitiva comportamental Luana Estanislau, coordenadora do CAPS AD de Manhuaçu, apresentou a palestra Saúde Mental: um olhar além do tratamento.
A ação realizada no auditório contou com a participação de funcionários dos diversos setores do hospital. Após a apresentação, houve também o sorteio de brindes para os participantes.
A palestras promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) teve o objetivo de contribuir para a discussão desse tema, mostrando a importância de se falar sobre suicídio, contribuindo para ampliar discussões tão urgentes, que podem prevenir mortes e todo o impacto social que o suicídio gera.
No ambiente hospitalar, cartazes e outras ilustrações também chamam atenção para a temática do Setembro Amarelo.
O suicídio é um problema de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima a ocorrência de 100 mil casos por ano em todo o mundo, sendo que o Brasil se localiza em 8º lugar no ranking de países com maiores números índices de mortes por suicídio.
A assistência prestada pelos profissionais de saúde aos sobreviventes de tentativas de suicídio e aos enlutados, pode ser crucial para minimizar o impacto social e emocional do suicídio e prevenir a ocorrência de outras tentativas.
O mês de setembro foi escolhido como mês de prevenção do suicídio com a campanha internacional “Setembro Amarelo”.