REDAÇÃO - O Congresso Nacional votou e derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que inclui 81 municípios mineiros na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na segunda-feira (27/09). Alguns municípios da região, como Mutum, Inhapim, Santa Rita de Minas, Taparuba e Santa Bárbara do Leste, foram incluídos.
Com isso, os municípios que serão incluídos na área da Sudene vão poder contar com políticas de desenvolvimento regional específicas, incentivos fiscais e acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.
Autoridades regionais comemoram
A derrubada do veto presencial foi comemorada por empresários e políticos que representam a região no Congresso. Jackson Lemos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), definiu a decisão como histórica para a região.
“A chegada da Sudene abre as portas para o desenvolvimento econômico. Agora nossa capacidade de atração de novas indústrias para se instalarem aqui será muito maior, pois podemos oferecer tratamento diferenciado através de benefícios fiscais. O trabalho só está se iniciando, nosso próximo passo é conquistar novos investidores através de um plano de atração focado e moderno”.
O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, também comemorou a inclusão da cidade na área da Sudene. “Esse vai ser o divisor de águas para o nosso desenvolvimento econômico e social. Vamos de agora para frente trabalhar para trazer o Banco do Nordeste, trazer financiamentos, acesso a incentivos fiscais, será outra realidade, inclusive de geração de empregos na nossa região”.
O deputado federal Hercílio Coelho Diniz destacou a derrubada do veto presidencial como um passo importante, que deve ser seguido por novos esforços em prol da região.
“Essa inclusão vai proporcionar a esses municípios uma oportunidade de desenvolvimento muito grande. Precisamos agora unir com os governos federal, estadual e municipais para fazer obras estruturantes que se fazem necessárias para receber empreendimentos vultosos, que vão gerar os empregos e a riqueza que precisamos. É um dia de muita festa, mas vamos dar sequência ao intenso trabalho”.
Os municípios incluídos estão localizados no Leste do estado (Vale do Rio Doce) e já fazem parte do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), incluindo Governador Valadares, considerado um grande polo de serviços. Entretanto, a maioria dos municípios menores possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) extremamente baixo.
Para o subsecretário da Sede e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, é uma vitória a inclusão de municípios na área mineira da Sudene. ”O governo Romeu Zema restabeleceu a parceria do Estado com a Sudene e hoje temos um diálogo muito produtivo em benefício das regiões mais carentes com indicadores semelhantes aos dos municípios do Nordeste brasileiro. Temos trabalhado muito com a Sudene”, observou o diretor-geral do Idene.
Nilson Borges ressaltou ainda que a união dos senadores mineiros pela causa das regiões mais pobres do estado é fundamental para que os projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentável possam ganhar viabilidade e velocidade na implantação.
Haverá facilidade na atração de investimentos e crédito por meio de fundos geridos pelo Banco do Nordeste.
Cidades que serão incluídas na área da Sudene
Açucena
Água Boa
Aimorés
Alpercata
Alvarenga
Bonfinópolis de Minas
Braúnas
Cantagalo
Capitão Andrade
Carmésia
Central de Minas
Coluna
Conselheiro Pena
Coroaci
Cuparaque
Divino das Laranjeiras
Divinolândia de Minas
Dom Bosco
Dores de Guanhães
Engenheiro Caldas
Fernandes Tourinho
Frei Inocêncio
Frei Lagonegro
Galileia
Goiabeira
Gonzaga
Governador Valadares
Guanhães
Imbé de Minas
Inhapim
Itabirinha
Itanhomi
Itueta
Jampruca
José Raydan
Machacalis
Mantena
Marilac
Materlândia
Mathias Lobato
Mendes Pimentel
Mutum
Nacip Raydan
Naque
Natalândia
Nova Belém
Nova Módica
Paulistas
Peçanha
Periquito
Piedade de Caratinga
Resplendor
Sabinópolis
Santa Bárbara do Leste
Santa Efigênia de Minas
Santa Maria do Suaçuí
Santa Rita de Minas
Santa Rita do Itueto
Santo Antônio do Itambé
São Domingos das Dores
São Félix de Minas
São Geraldo da Piedade
São Geraldo do Baixio,
São João do Manteninha
São João Evangelista
São José da Safira
São José do Divino
São José do Jacuri
São Pedro do Suaçuí
São Sebastião do Anta
São Sebastião do Maranhão
Sardoá
Senhora do Porto
Serra Azul de Minas
Sobrália
Taparuba
Tarumirim
Tumiritinga
Ubaporanga
Uruana de Minas
Virginópolis
Virgolândia