REDAÇÃO - As equipes da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu e do CISDESTE – SAMU 192 realizaram mais um ciclo de reuniões e visitas técnicas aos municípios que irão sediar as bases do SAMU na microrregião de Manhuaçu.
Acompanhados pelo superintendente da SRS, Juliano Estanislau, os representantes do CISDESTE e das prefeituras fizeram a avaliação dos locais selecionados pelos gestores municipais e também para apontamentos relacionados a exigências legais e operacionais para viabilização do serviço.
“Reunimos com os prefeitos, gestores de saúde e equipes técnicas dos municípios de Abre Campo, Matipó, São João do Manhuaçu, Manhuaçu, Manhumirim, Lajinha, Mutum, Ipanema e Santana do Manhuaçu. Destaco que o planejamento é atender aos 23 municípios da Microrregião de Manhuaçu de forma integrada, o direcionamento das ambulâncias acontecerá de forma estratégica para atender a todos de acordo com as determinações do Ministério da Saúde”, destacou Juliano Estanislau.
Além disso, ele explicou que as bases do SAMU foram definidas dentro de um plano estratégico e de logística. “É importante frisar que os municípios consorciados que não sediam bases do SAMU terão a assistência da mesmo forma que os municípios sede de base, toda a regulação do serviço será via 192 pela Central Médica de Regulação”, frisou.
O superintendente explicou que o SAMU é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência que está sendo implantada na macrorregião Leste do Sul. “Também estamos trabalhando as portas de entrada hospitalares e vocacionando as instruções para prestar atendimento oportuno e integral para todas as linhas de cuidado. Agradeço a todos que estão envolvidos neste grande projeto. Estou muito feliz de poder contribuir com o nosso sistema regional de saúde”.