MANHUAÇU (MG) - Dando continuidade ao seu programa intensivo de assessoria coletiva para as entidades sociais de Manhuaçu (MG), o Posto de Puericultura de Manhuaçu realizou o segundo encontro e o terceiro encontro junto com as entidades DAREI, Projeto Social Mover, Associação de Professores de Educação Física (Esporte Nota 10) e Pro-In para falar sobre os mapeamentos necessários à uma boa gestão e sobre ferramentas digitais para comunicação.
Iniciado no dia 17 de setembro, a Assessoria Coletiva para entidades sociais de Manhuaçu, realizada pelo Posto de Puericultura de Manhuaçu, tem como objetivo capacitar os profissionais da linha de frente dessas organizações para que possam desempenhar suas atividades com mais eficiência e eficácia.
Mapeamento de Processos e Stakeholders
No 2º encontro, o designer Jonas Lupus, atual assessor de projetos do Posto de Puericultura, apresentou quatro ferramentas muito utilizadas no Design Thinking e na Ergonomia para que as entidades sociais possam identificar e compreender melhor como seus processos e relacionamentos se dão no dia-a-dia durante a execução de seus respectivos projetos.
A primeira ferramenta apresentada foi o Mapa da Empatia, que consiste em quadro a partir do qual foi possível compreender melhor o perfil dos usuários atendidos pelos projetos sociais, considerando as percepções de mundo, anseios e receios desses usuários.
Em seguida, foi apresentada a ferramenta Mapa de Pontos de Contato, cuja finalidade abarca tanto a identificação da jornada do usuário desde o primeiro contato com o projeto até o seu desligamento quanto a identificação das pessoas, equipamentos e processos envolvidos nessa jornada, além das reações mais comuns do usuário em cada um das etapas mapeadas.
Posteriormente, o mapa do Ecossistema do Serviço foi aplicado, identificando os parceiros (comerciais, voluntários, etc), suas relações, seu grau de importância, sua distância afetiva e impacto causado, relativos ao usuário dos projetos executados pelas entidades.
Por fim, a ferramenta de Caracterização do Sistema, sumariza de forma prática e objetiva a realização de cada projeto, apresentando o cenário atual e os resultados esperados, e identificando as metas, requisitos e restrições.
Ferramentas Digitais para Comunicação
Já no 3º encontro tratou de ferramentas digitais voltadas à comunicação como a suíte de aplicativos do Google, WhatsApp, MailChimp e Trello.
Com ferramentas intuitivas e colaborativas, o Google permite que seus usuários desfrutem de uma série de recursos como o Gmail, o Google Drive, Google Meu Negócio e Google Sites. As participantes presentes foram instruídas de forma a utilizarem as funções dessas aplicações com o máximo de praticidade, reduzindo o tempo gasto com atividades recorrentes no dia-a-dia.
Utilizado de forma extensiva no Brasil, o WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada pelas pessoas, embora nem todos dominem por completo suas funcionalidades. Sua versão voltada para negócios ainda apresenta mais possibilidades que facilitam as tarefas rotineiras.
Já o MailChimp, difundido entre os profissionais de Marketing, é uma plataforma gratuita de e-mail marketing que permite o disparo de uma grande quantidade de e-mails, com automações e base de dados que reduzem consideravelmente o trabalho e o tempo gasto com informativos e afins.
Por fim, o Trello é um gerenciador de tarefas virtual no estilo Kanban que permite a um time organizar suas tarefas de forma visual, acrescido de recursos que permitem anexar arquivos, criar check-lists, adicionar comentários e menções.
Encaminhamentos
Ao longo dos encontros, as participantes dialogaram bastante sobre a aplicabilidade desses recursos no dia-a-dia de suas respectivas realidades e já começaram a implementar uma parte dos aprendizados nos processos de trabalho que realizam.
Também compartilharam experiências já vivenciadas, assim como expectativas para o cenário futuro das organizações de sociedade civil (OSCs) de Manhuaçu (MG) voltadas à causa da infância.
A Assessoria Coletiva é gratuita e está acontecendo durante as manhãs de sexta-feira na Câmara Municipal de Manhuaçu, até o dia 22 de outubro de 2021.
O próximo encontro continuará abordando a temática de Ferramentas Digitais, trazendo desta vez aquelas que podem alavancar o processo de Captação de Recursos.
Para falar com o Posto de Puericultura de Manhuaçu, os interessados podem acessar o site www.postodepuericultura.org.br ou encaminhar um e-mail para contato@postodepuericultura.org.br.