Os 232 anos de criação da Polícia Militar, comemorados oficialmente em 9 de junho, foram lembrados, com homenagens a militares da reserva, profissionais de destaque e personalidades e instituições que colaboraram com a atividade policial.
A Polícia Militar de Minas Gerais celebrou 232 anos de existência, com uma história de evolução institucional que serve de exemplo ao país. O profissionalismo e o comprometimento com a segurança da população mineira se traduzem em ações que proporcionam significativa redução da criminalidade e da violência, por meio da realização de operações ostensivas e pelo desenvolvimento de projetos sociais.
Em nota sobre a data o comando geral ressaltou o papel da PMMG. "No intenso turbilhão de transformações sociais, a corporação tem buscado, com o devido apoio governamental, estabelecer estratégias adequadas, reduzir incidência criminal, envolver-se intensamente com outras instituições policiais, com os poderes Legislativo e Judiciário, com o Ministério Público, bem como com as organizações governamentais ou não, pois somente com este nível de engajamento será possível dar eficácia ao Sistema de Defesa Social, haja vista, sermos parte de um todo em prol do bem comum", ressalta o comandante geral, coronel Hélio dos Santos Júnior.
Sobre a comemoração, a presidente da Câmara de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, considerou que "essa não é uma data significativa apenas para a família miliciana, mas, sobretudo, para sociedade da região, que se orgulha da eficiência da Polícia Militar".
BENEMÉRITOS
Todos os anos por indicação do 11º Batalhão de Policia Militar, o comando geral concede a homenagem a empresas e pessoas que contribuem com o trabalho da corporação. Os colaboradores beneméritos deste ano foram o jornalista e professor Carlos Henrique Cruz, os juízes de Direito Dr. Robert Lopes de Almeida (Carangola) e Dr Marcelo Gonçalves de Paula (Inhapim), Delegado de Polícia Civil de Rio Casca Carlos Alberto Bastos; Associação Comercial e Industrial de Caratinga – ACIC; Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC; Conselho Comunitário de Segurança Pública de Amparo do Serra; Prefeito de Santa Rita de Minas Ilton Rosa de Freitas; Prefeito de Espera Feliz, Jardir Silva Vidal e Jornal Folha de Ponte Nova.
“As homenagens são uma forma de reconhecer e agradecer a parceria com a Polícia Militar na missão de promover a segurança em toda a região”, ressaltou o comandante.
MÉRITO POLICIAL
Por outro lado, a PM também reconheceu os valores dos militares que deixaram os quadros após completar trinta anos de serviços e daqueles que, durante a carreira, têm se destacado em suas funções. Foram mais de 30 medalhas de mérito policial militar entregues na ocasião a policiais que atuam nas companhias de Manhuaçu, Caratinga, Carangola e Ponte Nova, além do diploma de reconhecimento aos militares que passaram para a reserva..
Também como forma de incentivo e motivação foram reconhecidos os militares que desempenharam bem suas funções. Os destaques profissionais, em virtude da projeção de seus atos, foram agraciados com diploma especial nas modalidades administrativa e operacional: Destaque Operacional - Aspirante PM Fenando de Souza Nóia Gonçalves; Destaque Administrativo - 3º Sgt PM Júlio Márcio de Souza; 3º Sgt Erasmo de Souza Braga e Motorista Padrão - CB PM Jorge Antônio dos Reis.
MEDALHA CORONEL FULGÊNCIO
Instituída através de Decreto, a Medalha do Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos destina-se a agraciar personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares da Polícia Militar (UMMG), que congrega os policiais reformados. O Coronel José Pedro de Assis, presidente do Núcleo Regional de Manhuaçu, e o Coronel Ubiraci Ribeiro entregaram a medalha ao Tenente-Coronel da reserva Alan Martins Salazar.
DEVER CUMPRIDO
A medalha “Dever Cumprido” também foi entregue durante a cerimônia. Ela foi criada para agraciar integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sócios da União dos Militares de Minas Gerais, que tenham completado 30 anos na inatividade.
O major reformado Vicente dos Santos recebeu a homenagem das mãos do Coronel da reserva Ubiraci Ribeiro.
MÉRITO PROFISSIONAL
Uma das maiores honrarias concedidas pelo Comando Geral da PMMG é a medalha do Mérito Profissional e é concedida anualmente ao policial considerado exemplo para a Corporação, por sua conduta funcional e particular.
O Comandante do Destacamento de Santa Rita de Minas, Cabo Roberto Miguel Júnior, foi o homenageado nestes 232 anos da instituição. Ele é responsável pela implementação e comando policiamento na cidade, tendo atingido com sua equipe elevados índices de resposta e envolvimento comunitário.
A cerimônia militar foi encerrada com um desfile da tropa do 11º BPM, inclusive com a participação dos soldados-alunos do Curso Técnico de Segurança Pública. 06/06/07 - 13:10