MANHUAÇU (MG) - A prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, assinou ordem de serviço para início das obras de reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), na última sexta-feira (15). A secretária de Saúde, Ana Ligia de Assis Garcia participou da assinatura, juntamente com a engenheira Luciana Otoni e os responsáveis pelas obras.
O objetivo da reforma é dar melhores condições para que os profissionais possam desenvolver os trabalhos e dar mais dignidade aos assistidos. “Faremos obras amplas no local. Não só o telhado, que precisava urgentemente de ações, mas também as paredes, portas e janelas serão reformadas”, explicou Ana Ligia.
O prédio onde abriga a unidade estava em estado deplorável, uma vez que havia vazamento no telhado e infiltração nas paredes, com necessidade de interdição de vários cômodos. Antes desta reforma geral, foram necessárias intervenções paliativas para a não interrupção do atendimento.
O CAPS II, em Manhuaçu, é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos, visando recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade.
Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.
Pessoas com transtornos mentais possuem direitos, que devem ser observados pela sociedade. Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises. O CAPS II é o lugar indicado para seu acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu