MANHUAÇU (MG) - No último sábado (16), foi realizado em todo município o Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo era que os pais e responsáveis pudessem levar os seus filhos até os postos de saúde, para completar o cartão com uma das 18 vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do SUS ofertar uma grande quantidade de vacinas para crianças e adolescentes contra diversas doenças, desde 2015 a cobertura vacinal vem caindo. A situação piorou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, que aflige o país. “Essa baixa cobertura ela nos traz e nos remete que quem não está vacinado, está correndo risco e podemos de começar a ter doenças, que por hora não tem mais, mas ela só não existe porque está todo mundo vacinado. Se pararmos de vacinar, com certeza as doenças vão aparecer, então nós precisamos nos vacinar”, destaca Sandra Barbosa, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
A enfermeira do ESF Santa Luzia, Dayane Knupp de Souza, reforça que os pais ou responsáveis podem levar as crianças e adolescentes a qualquer momento no posto para serem vacinados. “É muito importante mantermos o cartão de vacina em dia, atualizando as vacinas de acordo com a faixa etária. Os pais ou responsáveis que não puderam ir até o posto neste sábado, podem ir aos postos de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para atualizar o cartão de vacina. Contamos com essa parceria de cada um”.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu