LAJINHA (MG) - O incentivo à diversificação de culturas tem sido uma bandeira forte da Cooperativa de Café das Matas de Minas (Coocafé), em Lajinha, na região Leste de Minas. Primeiro foi a construção da fábrica de ração para fortalecer a pecuária leiteira, dando assim opção de alimento para o gado. Essa iniciativa fortaleceu também a agricultura por causa da demanda de milho. Agora, a Coocafé assumiu um novo desafio que é possibilitar o plantio do café conilon na região.
As Matas de Minas têm as altitude e tradição totalmente favoráveis para a cultura do café arábica, mas essa realidade está mudando, pois com a ampliação da área de atendimento e estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica da cooperativa, o café conilon já está sendo cultivado por produtores associados à Coocafé.
Para que o cultivo dessa variedade seja feito de forma correta, a empresa tem realizado treinamentos com a equipe de campo para que assim o conilon aumente a rentabilidade das propriedades rurais proporcionando sustentabilidade ao agricultor.
“Os cooperados estão sempre buscando tecnologia e conhecimento e a cooperativa está sempre inovando para oferecer isso aos produtores”, disse o consultor técnico, Tairo Chaves, durante o treinamento.
Conilon
Esse tipo de café demanda atenção e cuidado, pois diferentemente do arábica que quanto mais alto melhor, a altitude ideal e recomendada para o conilon é de até 500m. Outros detalhes são importantes como: temperatura média anual entre 22 e 26° e projeto de irrigação, visto que o conilon demanda de muita água em períodos que pode haver falta de chuva, prejudicando a florada dessa variedade.