A celebração do dia de Corpus Christi em Manhuaçu, nesta quinta-feira, dia 15, começou às 16h com a procissão eucarística em cada uma das paróquias, mantendo a tradição dos últimos anos de promover atividades separadas em São Lourenço e no Bom Pastor. Tapetes de serragens e outros materiais enfeitaram as ruas e altares foram improvisados com muita beleza no trajeto da procissão nas duas comunidades.
Em todo o percurso, que durou cerca de uma hora minutos, o tapete elaborado com motivações religiosas pelos moradores e jovens das comunidades foi usado para celebrar o caminho que seguiu a procissão.
Corpus Christi é a festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.
A data, que acontece na primeira quinta-feira após o Domingo da Trindade, é dedicado ao mistério da Eucaristia e conclui o ciclo de festas que se seguem à Páscoa.
VEJA AS FOTOS AQUI
TAPETES DE FÉ
Os tapetes multicoloridos em celebração à festa de Corpus Christi transformaram as ruas. Várias vias foram cobertas por passadeiras formadas por areia, flores, palhas, pedras, materiais recicláveis e tudo mais que a criatividade dos fiéis mandou.
"Os tapetes ornamentais representam os símbolos dos católicos: o pão, a uva, a eucaristia, o terço e os sinais do martírio e da paixão de Jesus Cristo. A motivação dos tapetes é litúrgica, fazem parte da celebração", afirmou o Padre Renato Borges, Pároco de São Lourenço.
Segundo a organização, cerca de 500 pessoas trabalharam, desde às 6h da madrugada na montagem dos tapetes nas duas paróquias. O trabalho começou há vários dias definindo os desenhos que formariam o mosaico de cores que é motivo de longas caminhadas durante o dia, antes da procissão. Na parte de serragem, foram representados diversos temas coloridos com uma pigmentação própria. É uma arte que poucas cidades mantêm com a qualidade vista em Manhuaçu e isso encanta jovens e adultos que param para observar os desenhos multicoloridos.
Carlos Henrique Cruz - 08/06/07 - 12:09 - Fotos Jailton Pereira