Quatro pessoas foram presas com doze armas e farta munição de diversos calibres, inclusive espingarda calibre 12, no Córrego Taquara Preta, na zona rural de Manhuaçu, por volta de 7 horas desta quarta-feira, durante operação da Patrulha Rural da Polícia Militar.
Durante a ação, os policiais abordaram Gilberto Lima Rodrigues, 28 anos. Ele portava um revólver calibre .38, aproximadamente 30 gramas de chumbo e uma munição. Foi preso, enquanto os policiais cumpriam os três mandados de busca e apreensão. No final da operação, foram conduzidos: Ronaldo Batista de Oliveira, 29 anos; Jorge Lima Rodrigues, 51 anos (pai de Gilberto) e João Batista Ribeiro, 41 anos.
Segundo o subtenente Gonçalves, no domingo, militares foram chamados até a propriedade de José Valdeci da Silva, 36 anos. Enquanto ele e os familiares estavam fora, elementos não identificados atiraram várias vezes contra a casa do agricultor. A perícia confirmou marcas de balas calibres 12 e 38.
“De posse desses dados, a Seção de Inteligência do 11º BPM levantou informações a respeito e concluiu que os moradores de uma outra propriedade seriam os suspeitos dos disparos. Com a informação de que teriam armas em casa, a Justiça Criminal concedeu os mandados para as moradias”, afirma o militar.
Segundo Gonçalves, houve denúncias de que o grupo estaria cometendo furtos em propriedades e escolas, além de intimidar moradores.
CONFRONTO
O subtenente Gonçalves ainda detalhou que a possibilidade de confronto entre os lavradores e agricultores da comunidade poderia resultar em problemas maiores. “Não houve vítimas na casa no domingo, porque os moradores estavam num casamento. O problema é que outras pessoas começaram a querer se armar. Num confronto, alguém poderia sair morto”, alerta o militar, comandante do pelotão de Realeza.
Na casa de Jorge, os militares encontraram um revólver calibre .38; uma espingarda polveira; uma garrucha calibre .38; uma espingarda de pressão e cerca de vinte munições e estojos usados. Na residência de João Batista, havia um revólver calibre .38; uma escopeta 32; uma escopeta calibre 12 mm; duas espingardas polveiras; munições e estojos usados e uma toca tipo ninja preta. Ronaldo Batista de Oliveira assumiu a posse das armas de fogo encontradas na casa de Jorge Lima Rodrigues.
Os quatro foram autuados pela posse irregular de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.
Carlos Henrique Cruz - 18:08 - 20/05/09 - portalcaparao@gmail.com