Ação conjunta das Policias Militar e Civil de Caratinga conseguiu frustrar a tentativa de assalto a um empresário de Caratinga, na sexta-feira, 15. Ele ia pagar os trabalhadores da propriedade rural. A prisão de um dos membros da quadrilha, horas antes, derrubou todo o plano. Eles foram presos quando abordaram o carro do comerciante e descobriram que policiais estavam no veículo.
A informação de que os bandidos planejavam o assalto surgiu após a prisão de um homem na noite de quinta-feira. Ele havia praticado um assalto em Caratinga e confessou que ele e os colegas planejavam render o empresário Geraldo Gabriel quando fosse pagar os empregados na fazenda, na tarde de sexta-feira.
A quadrilha monitorou a rotina do empresário. Os homens sabiam que Geraldo passaria pela estrada de Piedade de Caratinga, por volta das 15h, levando cerca de cinco mil reais.
PLANEJAMENTO
Com as informações, a polícia confirmou com o empresário o que estava para acontecer. Eles assumiram o lugar dele no carro e cumpriram a rotina de pagamento. De acordo com o agente de polícia Wesley Adriano Lopes, os bandidos esquematizaram um acompanhamento da vítima completo. Um dos autores ficou vigiando a saída do empresário. Ele acionou por celular seus comparsas, que já estavam de prontidão na estrada de Piedade de Caratinga. Informou a placa e os dados do carro.
Policiais e o empresário marcaram um ponto de encontro em uma empresa de veículos da cidade, com estacionamento nos fundos. O empresário desceu do carro e os policiais entraram e seguiram o destino que Geraldo Gabriel faria, sem que o assaltante responsável por vigiar o caminho percebesse a troca.
Em determinado trecho da estrada, uma moto com dois homens apareceu e tentou fechar o veículo. Um dos assaltantes tinha uma arma e ameaçou os ocupantes do carro. O terceiro homem estava nas imediações, em um veículo Santana de cor preta, acompanhando tudo.
Sem dar tempo de reação aos bandidos na moto, dois policiais civis e dois militares anunciaram a prisão. Os dois foram rendidos. Em seguida, o Santana foi abordado. Além dos agentes no carro do empresário, viaturas e mais policiais cercaram as estradas que poderiam usar para fugir.
Paulo Henrique Silva, de 19 anos, Felício Gonçalves, de 28 anos e João Marcelo arquitetaram um plano audacioso. Só não contavam com o trabalho inteligente das polícias em conjunto. Todos os envolvidos na tentativa de assalto já haviam sido presos, anteriormente, e são suspeitos de realizarem outros crimes na região.
Depois de encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil, foram transferidos para o Presídio de Caratinga.
EMPRESÁRIO ESCAPA POR POUCO
O empresário Geraldo Gabriel ficou surpreso com o resultado de toda a operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil. Elogiou o trabalho e admitiu que mudará a forma de pagamento de seus funcionários. Em tempos de colheita de café, a polícia alerta para esses procedimentos e o perigo da rotina, ainda mais na zona rural.
Com informações da TV Super Canal - 09:28 - 23/05/09