MANHUAÇU (MG) - Autoridades, conselheiros, profissionais da saúde e lideranças de vários segmentos participaram na sexta-feira (19/11), da 8ª Conferência Municipal de Saúde de São João do Manhuaçu, que reuniu um excelente público. O evento teve como tema “Os Desafios do SUS durante e pós a Pandemia”.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do Secretário de Saúde de São João do Manhuaçu, Felipe Gomes Fonseca, o Prefeito e Presidente do CIS CAPARAÓ, Sérgio Camilo, vice-prefeito Zé Braz, a Presidente da Câmara de São João do Manhuaçu, Lucilene Ornelas (Leninha), Pároco da Matriz São João Batista Padre Eguinaldo Mendes, Coordenador do Núcleo de Educação Permanente - NEP do SAMU CISDESTE, Júlio Cesar Oliveira de Andrade, Assessor Técnico do SAMU CISDESTE, Luiz Fernandes Novais Oliveira e a Secretária Municipal de Educação Elaine Alves.
Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e teve por objetivo avaliar e propor diretrizes das políticas municipais em consonância com o Ministério da Saúde bem como a Secretaria de Estado da Saúde, e eleger entre os delegados escolhidos, membros para composição do Conselho Municipal de Saúde para o próximo biênio.
O prefeito Sérgio Camilo foi um dos participantes durante toda a conferência. Além de prestar contas de todas as ações realizadas pela gestão ao longo dos últimos cinco anos, fez questão de enaltecer o trabalho dos profissionais da saúde que demonstraram muito empenho no enfrentamento à pandemia, mesmo antes da chegada da vacina no município. O prefeito também elogiou a participação popular. “O envolvimento dos usuários e trabalhadores nessa conferência vai fazer a diferença. Fico feliz de participar e quero acompanhar com atenção e compromisso todas as discussões. Tenho certeza que com essa participação, vamos caminhar com mais velocidade e vamos chegar mais longe. Como todos sabem, saúde é uma prioridade desde a minha primeira gestão e vai continuar assim nesse segundo mandato”, disse o prefeito.
Já o secretário municipal da saúde, Felipe Fonseca, lembrou os desafios trazidos para a gestão municipal por conta do contexto trazido pela Pandemia da covid-19. “Hoje estamos sentindo uma tensão menor por conta do avanço da vacinação e a redução das internações. Além disto, temos um desafio forte nesse momento que é o atendimento dos casos pós-covid, que demandam tratamento complexo. Nosso compromisso é investir na saúde e viemos discutir essas propostas de avanço e sair com um documento norteador para o nosso trabalho”.
PALESTRAS
Foram cinco palestras durante a tarde e início de noite de conferência.
A implantação do SAMU na Região Macro Leste do Sul e, em especial, em São João do Manhuaçu foi o tema da palestra do Coordenador do Núcleo de Educação Permanente - NEP do SAMU CISDESTE Júlio César Oliveira de Andrade, durante a 8ª Conferência de Saúde de São João do Manhuaçu.
Em seguida, os “Impactos da Pandemia no atendimento da Atenção Primária” foram o tema da palestra do Superintende Regional de Saúde Juliano Estanislau Lacerda em São João do Manhuaçu.
Cristiane Lopes – Ex-Secretária Municipal de Saúde de Ipanema e Vereadora do município de Ipanema, palestrou sobre "a importância da Imunização no Controle da Pandemia".
“Os desafios Assistência Farmacêutica no Tratamento da COVID-19” foram tratados na apresentação do Farmacêutico e Bioquímico e Servidor da Secretaria de Saúde de São João do Manhuaçu Senhor: Anderlúcio da Cruz Evangelista.
A quinta palestra será a “Integralidade da Atenção: Média e Alta Complexidade”, com o ex-diretor da Gerencia Regional de Saúde de Manhumirim e ex-Prefeito de Manhumirim Ronaldo Lopes Correa.
Na parte final da conferência, os participantes se reuniram em grupos para debates os eixos temáticos e apresentar propostas ao plano municipal de saúde. Além disso, foram eleitos os seis representantes dos usuários da área de saúde para o Conselho Municipal de Saúde.
Assessoria de Imprensa