REDAÇÃO - O CIS-Caparaó vai receber quase R$ 4 milhões para serem investidos na modernização da iluminação pública de 13 cidades consorciadas na região. Esse é o resultado de um projeto da equipe do CIS-Caparaó aprovado na chamada pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O projeto foi desenvolvido pelo consórcio e ficou em primeiro lugar em toda a região sudeste do Brasil.
No total, os recursos para o CIS-Caparaó são de R$ 3.960.081,49. O projeto vai eficientizar 2.673 pontos de iluminação pública, contemplando 13 municípios com substituição de lâmpadas e braços de iluminação por LED. Na região sudeste, o CIS-Caparaó foi o único consórcio que teve projeto aprovado. Além de ter ficado em primeiro regional, foi o quinto melhor classificado do Brasil nesta chamada pública.
“Hoje celebramos com os prefeitos das cidades atendidas pelo consórcio o sucesso do CIS-Caparaó no Programa Reluz, do Procel. Nosso projeto foi habilitado e vai ganhar quase 4 milhões para executar ações para promover a eficientização da iluminação pública, das vias e das praças. Vamos trocar as lâmpadas por LED, tornando o consumo de energia mais eficiente. Parabéns para o time do CIS-Caparaó que viabilizou a proposta. Parabéns para os prefeitos que participam do consórcio e são beneficiados com esses projetos que viabilizamos para o grupo”, destacou o Presidente do CIS-Caparaó e Prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo.
TREZE MUNICÍPIOS
De acordo com o gerente de serviços de iluminação pública do consórcio, Eliaber Alcântara, o projeto aprovado prevê substituição de luminárias de LED nos seguintes municípios:
Chalé – 118 luminárias
Conceição de Ipanema – 70
Durandé – 75
Ipanema – 575
Lajinha – 400
Luisburgo – 92
Mutum – 604
Reduto – 82
Santana do Manhuaçu – 94
São José do Mantimento – 77
São João do Manhuaçu – 230
Simonésia – 166
Taparuba – 90
CONQUISTA
De acordo com o secretário executivo do CIS-Caparaó, Felipe Rodrigues Clemente, esse foi o resultado de muito trabalho e estudos. “Foram muitas reuniões presenciais e on-line, cálculos financeiros, estudos técnicos, horas de dedicação e aprendizado para submissão do projeto. Estamos muito felizes com a aprovação em todas as etapas. É mais um benefício que o CIS-Caparaó traz para os municípios consorciados”, comemorou.
O presidente Sérgio Camilo reforça que o projeto é fundamental para os municípios. “É um projeto importante que vai beneficiar muito as cidades. A modernização da iluminação pública com a troca de lâmpadas convencionais por LED traz um impacto positivo, gerando economia e promovendo também segurança para a população. A chegada desse recurso vai nos permitir expandir esse trabalho para a região atendida pelo CIS-Caparaó. É um grande avanço, fruto dessa parceria entre os municípios”, explicou.
Assessoria de Imprensa do CIS-Caparaó