MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu anunciou a construção de uma nova rede pluvial entre a BR-262 e o rio Manhuaçu. A obra tem o objetivo de reduzir a quantidade de enxurrada na região central da cidade.
Na manhã desta quarta-feira (8), a prefeita Imaculada foi até a usina de asfalto do município, juntamente com o secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, e o secretário de Obras, Paulo Cesar Ferraz, onde se encontram os tubos em polietileno de alta densidade (PEAD).
“Com os estudos feitos desde o início do ano, vamos instalar os tubos, inicialmente, nos bairros São Vicente e Alfa Sul. Nosso objetivo é melhorar a captação da água da chuva e minimizar os impactos causados por grande quantidade pluvial em alguns períodos do ano”, explicou a prefeita Imaculada.
Estudos de Rede Pluvial
O secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, informa que será feita uma rede de drenagem da água que vem dos bairros São Vicente, Alfa Sul e Nossa Senhora Aparecida, descendo pelas ruas Coronel José Pedro e Reverendo Antônio Godoy até desaguar no Rio Manhuaçu.
“Com isso vamos conseguir desafogar a rede hoje existente e que não comporta toda a quantidade de chuva frequente no município. Em nossos projetos, escolhemos os tubos em PEAD por serem os mais usados em redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos e químicas, além de ser atóxico para transportar água com qualidade. Tem elevada vida útil e alto desempenho”, completou Carlos Augusto.
O secretário de Obras, Paulo Cesar Ferraz, afirma que os trabalhos serão iniciados assim que as chuvas estiarem. “Vamos evitar transtornos. Troca de rede pluvial não é possível neste período de chuva. Mas a população pode estar segura de que estamos trabalhando para solucionar este problema de anos o mais breve possível”, concluiu.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu