BELO HORIZONTE (MG) - O cafeicultor Diogo Ferreira Amorim, do município de Espera Feliz, na região cafeeira conhecida como Matas de Minas, é campeão estadual do 18° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O anúncio foi feito durante a solenidade on-line de encerramento, realizada nesta sexta-feira (10/12), no canal da Emater no Youtube.
Na cerimônia, também foram conhecidos os primeiros colocados de cada região produtora de café (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), nas duas categorias do concurso: Café Natural e Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. “Esse concurso traz um grande ânimo para a gente. É muito bonito ver o esforço do produtor de buscar a cada ano fazer um café de mais qualidade. E quando o produtor consegue se destacar, ter uma maior pontuação, ele muda de patamar, agregando mais valor a produção”, disse a secretaria de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini, durante a premiação.
Já o governador Romeu Zema enviou um vídeo parabenizando não só os vencedores da premiação, como também os extensionistas da Emater-MG. “Todos os classificados tiveram ótimas notas e estão de parabéns. Mas todos os cafeicultores mineiros são merecedores de aplauso pelos cafés diferenciados e internacionalmente reconhecidos. Deixo ainda meus parabéns aos extensionistas da Emater-MG, que não medem esforços para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores”, salientou Zema.
Ganhadores
Diogo Amorim atingiu a maior nota do concurso. O café produzido por ele obteve 92,50 pontos (de um total de 100), na metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Ele foi o primeiro colocado na região Matas de Minas, na categoria Café Natural. “Essa vitória é uma experiência muito boa e espero que seja a primeira de muitas conquistas”, disse timidamente o grande campeão.
Ainda na região das Matas de Minas, o produtor Ademir Abreu Lacerda, também de Espera Feliz, foi o primeiro colocado na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. A produtora Patrícia Roza Emerick ficou com o prêmio “Mulher Destaque” por ser a cafeicultora a atingir a melhor pontuação (90,125 pontos) entre as mulheres participantes. Ela produz café no município do Alto Jequitibá.
A liderança da região Cerrado Mineiro ficou com Edu Leandro Melo, de Pratinha, na categoria Café Natural, e Ricardo Souza Guimarães, da Serra do Salitre, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. No Sul de Minas, quem figurou nos primeiros lugares foram Pedro Ferreira Rezende Brás, de Vargem Bonita, na categoria Natural, e Flávio Roberto Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso, na categoria Cereja Descascado. Já a região da Chapada de Minas teve como campeões a Ecoagricola Café Ltda, de Francisco Dumont, na categoria Natural, e Rodrigo Montesanto Pereira Leite, de Minas Novas, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.
Concurso
Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, a maior parte pertencentes a agricultores familiares. Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos. “Existe o jargão que o importante é competir, mas no caso desse concurso essa afirmação cabe mais ainda. Todos os que participam tem retorno de um especialista, um feedback técnico que vai ser um parâmetro para que o produtor possa melhorar a qualidade do seu café e um dia também vencer”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A rede de supermercados Verdemar irá adquirir os cafés com a melhor pontuação no concurso por valores acima das cotações do mercado. “A gente está criando uma cultura, ensinando as pessoas a beberem um café de qualidade e participar dessa iniciativa me dá um grande orgulho ”, explica o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni.
“Esse trabalho que a Emater está fazendo de estimular o cafeicultor a desenvolver a qualidade vai se refletir em mais divisas para o estado e melhorar a vida do produtor”, acrescentou o diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, Elcio Rocha Justino.
Vencedores do 18º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
GRANDE CAMPEÃO ESTADUAL - Diogo Ferreira Amorim (Espera Feliz)
MULHER DESTAQUE - Patricia Roza Emerick (Alto Jequitibá)
CATEGORIA NATURAL
CERRADO MINEIRO
1º lugar - Edu Leandro Melo (Pratinha)
2º lugar - José Adilson Candido Correa (Araxá)
3º lugar - Osmar Pereira Nunes Junior (Patrocinio)
CHAPADAS DE MINAS
1º lugar - Ecoagricola Café Ltda (Francisco Dumont)
MATAS DE MINAS
1º lugar - Diogo Ferreira Amorim (Espera Feliz)
2º lugar - Afonso Donizete Abreu de Lacerda (Espera Feliz)
3º lugar - Patrícia Roza Emerick (Alto Jequitibá)
SUL DE MINAS
1º lugar - Pedro Ferreira Rezende (Vargem Bonita)
2º lugar - Luciene Aparecida Santos Mota (Pedralva)
3º lugar - Letícia Moreira Teixeira Santos (Muzambinho)
CATEGORIA CEREJA DESCASCADO
CERRADO MINEIRO
1º lugar - Ricardo Souza Guimarães (Serra do Salitre)
2º lugar - Luciana Alves Leandro Melo Campos Altos
3º lugar - Haroldo Barcelos Veloso Carmo do Paranaíba
CHAPADAS DE MINAS
1º lugar - Rodrigo Montesanto Pereira Leite (Minas Novas)
2º lugar - Ildeu Geraldo Caldeira (Capelinha)
3º lugar - Fazenda Sequoia Minas Ltda. / Rodrigo Crimaudo Mendes (Angelândia)
MATAS DE MINAS
1º lugar - Ademir Abreu Lacerda (Espera Feliz)
2º lugar - Valdinei Rezende Leles (Araponga)
3º lugar - Ercilei Jose de Oliveira (Manhuaçu)
SUL DE MINAS
1º lugar - Flávio Roberto Carvalho Ferraz (Dom Viçoso)
2º lugar - Carmem Lucia Chaves de Brito (Três Pontas)
3º lugar - Joaquim Adolfo Pinto Noronha (Dom Viçoso)
Assessoria de Comunicação – Emater-MG