Portal Caparaó - Voluntários da ONG Amar Manhuaçu concluem nona casa
Geral

Voluntários da ONG Amar Manhuaçu concluem nona casa

15/12/2021 - Atualizado em 15/12/2021 20h23

MANHUAÇU (MG) - A ONG AMAR Manhuaçu entregou na sexta-feira, 10, a nona casa a uma família do bairro Matinha. A construção da casa aconteceu em função de uma inscrição realizada pela família via e-mail e direcionada a ONG. O imóvel foi selecionado entre outras duas casas.

As intervenções duraram aproximadamente 60 dias com um investimento de cerca de 20 mil reais. O layout da casa foi alterado com a implantação de mais um quarto ao imóvel. A estrutura do piso foi revestida com cerâmica e houve a inserção de novos tanques e caixas d’água, bem como a construção de corrimão e a reforma por completo do telhado. “Estruturas para fornecer segurança aos moradores e atender a demanda das pessoas que irão residir no imóvel”, disse o presidente da ONG AMAR Manhuaçu, Allan Rocha.

A equipe da ONG Amar Manhuaçu entregou na última sexta-feira (10/12/21) a nona casa para uma família da cidade. A construção da nova moradia ocorreu no bairro Matinha, Manhuaçu, MG.

A família, composta por quatro integrantes, morava de aluguel e não tinha condições para reconstruir o imóvel que a pertencia. Além disso, o pai tem Doença de Parkinson o que o impossibilita de trabalhar. Ele e a mãe têm 1 adolescente de 17 anos e 1 filha especial que possui problemas neurológicos e tem 20 anos. A mãe é quem dá assistência às filhas e ao marido e isso também a impossibilita de trabalhar.

Os profissionais voluntários da ONG compreenderam ser mais adequado realizar a demolição da antiga casa e reconstruir. Iniciou-se uma avaliação estrutural do imóvel, elaboração do projeto arquitetônico e planejamento para execução da obra. Após a captação de recursos a obra foi iniciada em Agosto/2021 e finalizada em novembro 2021 com a participação de voluntários, colaboradores e profissionais em mutirões. A nona casa ficou pronta e foi entregue aos seus moradores em clima de emoção e alegria.

A ONG Amar Manhuaçu possui 4 anos de organização e nesse período foram construídas 9 moradias para famílias em condições de vulnerabilidade social. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual. Além disso, sua forma de administração 100% voluntária não apresenta custos administrativos o que permite que todo recursos captado seja aplicado nas construções. O custo médio das casas é de 20 mil reais. Em 2021, além da conclusão de duas casas o trabalho da ONG foi apresentado em rede de TV nacional, a convite para participação no último programa do Caldeirão do Hulk, TV Globo.

 “Estamos muito felizes em participar de mais uma transformação! Ter uma casa adequada é um dos principais sonhos das pessoas. Em nossa cidade, assim como toda cidade brasileira, há sérios problemas de habitação. O que propomos fazer é unir pessoas para juntos, diante de um bom planejamento, promover construções simples e que atendam as necessidades básicas dessas famílias. Priorizamos famílias que possuem idosos, pessoas com problemas de saúde e outras limitações.  Somos gratos a Deus pelas oportunidades, pelos integrantes da ONG, que são pessoas proativas e sérias, e por tantas pessoas que abraçam a causa conosco expressando sua generosidade. São fundamentais!” Relata Allan Rocha, presidente da Amar Manhuaçu.

Intervenção na casa 9:

  • A casa foi demolida e reconstruída.
  • O layout foi modificado
  • Aquisição e instalação de corrimão
  • Revestimento com cerâmica no piso e paredes
  • Antes eram 2 quartos, agora são 3 quartos, sala e cozinha
  • Aquisição e instalação de bancadas, portas, janelas.
  • Construção do novo telhado
  • Área de serviço que não existia
  • Novo banheiro
  • Nova rede elétrica completa
  • Nova caixa de água
  • Impermeabilização laje
  • Nova calha pluvial
  • Construção de um muro

Custo final:

CASA 09: R$20.052,29

 

Para conhecer mais sobre a ONG, basta acessar as redes sociais da entidade:

Contatos:

•Facebook: amarmanhuaçu

• Instagram: @ongamarmanhuacu

•E-mail: amarmanhuacu@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.