MANHUAÇU (MG) - Mais 4000 mudas estão sendo plantadas na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Irmã Sheila, entre os bairros São Jorge e Cidade Nova, em Manhuaçu. A doação de mudas iniciada pela Elominas Seguros segue a parceria com a Unimed Vertente do Caparaó. No total, mais de 21.000 mudas foram plantadas desde 2014.
Na semana passada, representantes da Fundação Espírita Rodolfo Henriques (FERH) responsável pela RPPN Irmã Sheila, a ONG Pró Rio Manhuaçu, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e das duas organizações parceiras estiveram presentes no plantio das novas mudas. Neste ano, a Elominas doou 2.500 mudas e a Unimed Vertente do Caparaó mais 1.500 mudas.
A Elominas Seguros lançou a campanha no ano de 2014 com o propósito de plantar uma árvore a cada seguro vendido. O objetivo é reduzir o impacto ambiental resultante da poluição gerada pelos veículos segurados, além de fomentar atitudes mais sustentáveis. O projeto cresceu ao longo desses anos e somou parceiros importantes.
O empresário Ronan Carneiro, da Elominas Seguros, explica que a parceria está sendo ampliada. “Foi uma semente que lançamos. Depois fizemos essas parcerias e agora estamos vendo que está ganhando outra dimensão. É uma área grande para reflorestarmos e não dá para fazermos sozinhos”.
Parceiros do projeto e colaboradores participaram do plantio simbólico das mudas durante a ação deste ano.
PLANTIO E MANUTENÇÃO
O plantio das mudas é a parte mais visível da campanha, mas o trabalho é muito maior. As mudas são produzidas no viveiro florestal de Manhuaçu e doadas para o plantio. Neste ano de 2021, quando um trecho da reserva foi atingido por queimadas criminosas, também houve o trabalho de replantio em alguns locais.
Ronan Carneiro complementa que as ações da Elominas Seguros e da Unimed envolvem o pagamento de pessoal para o plantio, instalação de cerca no terreno e a manutenção e adubação até as árvores chegarem a um tamanho que permita o desenvolvimento.
A ONG Pró Rio Manhuaçu firmou um compromisso com a FERH para reflorestar toda a área em dez anos. A ideia é ter novos parceiros empresariais para patrocinar as ações na RPPN. O projeto é bastante amplo e merece a adesão de mais segmentos.