MANHUAÇU (MG) - O Presidente da Câmara de Manhuaçu, Cleber Benfica, e o vereador Administrador Rodrigo (presidente da comissão de Direitos Humanos), reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 03/01, com a Assessora de Gabinete da Secretaria de Saúde, Elizabeth Marçal, buscando informações sobre o atendimento aos pacientes de Manhuaçu na Unidade de Apoio Respiratório (UAR) e no Hospital Municipal.
No encontro, eles foram informados que haverá mais um médico reforçando a equipe da UAR a partir desta terça-feira, a fim de agilizar os atendimentos. A demanda aumentou bastante por conta da síndrome gripal. Somente neste domingo foram mais de 210 atendimentos.
Eles também estiveram com a médica e Coordenadora da UAR, Marcia Giovane Rodrigues da Silva, detalhou como o município tem atendido aos pacientes de Manhuaçu diante deste aumento de casos.
A recomendação é que, em caso de sintomas gripais leves, a pessoa vá até uma Unidade Básica de Saúde (ESF’S), que está com horário preferencial para atender estes casos, de 7 às 9 horas da manhã. Caso os sintomas persistam ou haja desconforto respiratório, a pessoa deve procurar a UAR.
HOSPITAL MUNICIPAL
Os vereadores também questionaram sobre o vídeo em que um pai relata a demora no atendimento no Hospital Municipal (antiga UPA). Sobre esse caso, a Secretaria de Saúde instaurou procedimento para apurar o que aconteceu e irá encaminhar o resultado para o Poder Legislativo.
Na reunião, os dois vereadores manifestaram a preocupação com o aumento da procura por conta dos casos de síndrome gripal, especialmente com crianças.