MANHUAÇU (MG) - A prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, pediu atenção e cuidados por parte da população para evitar a disseminação do novo coronavírus e da síndrome gripal. A declaração veio em conjunto com o novo decreto de situação de emergência em saúde pública no município, publicado nesta semana.
“Todo o estado está em alerta por conta do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus. Estamos muito preocupados com a situação, estamos em alerta e pedimos que todos fiquem atentos e façam a sua parte”, declarou em entrevista.
O novo decreto 005/2022 trata das medidas para conter a Pandemia da Covid-19 e a propagação de Doenças Infecciosas Virais Respiratórias, como o novo vírus Influenza H3N2.
Apesar do avanço da vacinação, a proliferação da nova variante da covid-19, a Ômicron, subsiste a necessidade de adoção ou manutenção de medidas emergenciais de enfrentamento estabelecidas com base nos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial.
Para justificar seu ato, a prefeita citou o aumento expressivo da procura de atendimentos na Unidade de Apoio Respiratório – UAR. Em média, são mais de 250 atendimentos diários.
“O sistema de saúde entrou em colapso nesta semana. Além do decreto, tomamos várias medidas. Contratamos mais profissionais e ampliamos o serviço na tentativa de amenizar o problema. Além da população de Manhuaçu, a UAR é referência para algumas cidades vizinhas. Isso causou um transtorno enorme nessa virada de ano. Acredito que conseguimos agilizar um pouco os atendimentos, mas ainda assim são muitas pessoas procurando”, completou.
A UAR (Unidade de Apoio Respiratório) de Manhuaçu é referência para atendimento dos seguintes municípios: Manhuaçu, Caputira, Chalé, Santana do Manhuaçu, Reduto, Simonésia, São João do Manhuaçu e São José do Mantimento.
PROTOCOLO
Imaculada ressaltou que a Prefeitura não determinou o fechamento de segmentos do comércio. “Os estabelecimentos poderão funcionar, mas devem seguir os protocolos do Minas Consciente. É o mesmo protocolo do Covid-19 e pedimos que todos sigam corretamente para evitar a disseminação dos vírus, tanto da gripe, quanto da Covid-19”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde está acompanhando diariamente os dados e mantendo contato com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) e com o Governo de Minas.
Conforme o decreto, todas as empresas devem manter o controle sanitário de acesso e permanência de pessoas às suas dependências físicas, com objetivo de evitar aglomeração. É de obrigação do estabelecimento comercial fornecer, no controle de entrada, álcool em gel ou solução 70% (INPM) e impedir o acesso de pessoas sem máscara.
Deverão ser intensificadas as ações de limpeza e desinfecção, com a adoção de procedimento padronizado, em especial, em locais frequentemente tocados pelos usuários.
O decreto e o protocolo na íntegra estão no site da Prefeitura de Manhuaçu. Baixe aqui em PDF.
Redação do Portal Caparaó