Portal Caparaó - Lideranças discutem novo sistema de atendimento à saúde no município
Geral

Lideranças discutem novo sistema de atendimento à saúde no município

08/02/2022 - Atualizado em 08/02/2022 08h29

MANHUAÇU (MG) - Para entender como será a nova estrutura de atendimento ambulatorial, a diretoria do Coamma, líderes comunitários, representantes de entidades, Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Cesar Leite, participaram de uma reunião neste domingo (6), que teve como foco principal o encerramento do atendimento na UPA. Agora, o município estará disponibilizando aos munícipes que necessitarem de atendimento ambulatorial, um novo sistema de serviço. A Unidade de Atendimento Intermediário (UAI), que funcionará no antigo prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

A mudança da nova configuração de assistência à saúde em Manhuaçu, tem trazido questionamentos, gerado preocupação quanto a estrutura a ser fornecida e, a capacidade para atender o fluxo de pessoas diariamente.

Essa situação levou o Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), a convocar todas as lideranças e representantes de entidades, para ampliar a discussão com a Secretária Municipal de Saúde, Provedor do Hospital Cesar Leite e a equipe técnica, que estará assumindo o Pronto Atendimento de Urgências e Emergências, a partir do dia 21 de fevereiro.

Tudo isso se faz necessário, devido a vinda do SAMU para Manhuaçu e, com isso a estrutura do Hospital Municipal (UPA) será incorporada ao Hospital Cesar Leite, que garantirá o atendimento de urgências e emergências do município e da região.

Durante a reunião com as lideranças, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Ligia de Assis explicou que, a UAI (Unidade de Atendimento Intermediário), funcionará 24 horas por dia, para atender os casos em que as Unidades de Saúde não conseguirem realizar o atendimento, como crises de diabetes e hipertensão, suturas de pequenos cortes, hidratação com soro e outras situações mais delicadas. Os representantes de bairros acharam bastante complicada a situação, pois, a população poderá não entender esse novo sistema e, ao mesmo terá de avaliar em qual local deverá recorrer em busca de atendimento.

Hospital atenderá somente Urgência e Emergência

De acordo com o médico, diretor da Unidade de Urgências e Emergências do HCL, Dr. Eros Valadão Abi-Ackel, a mudança está marcada para iniciar no próximo dia 21de fevereiro e, a equipe está correndo contra o tempo. Segundo ele, a população precisa compreender que somente será feito atendimento de urgência e emergência. O atendimento ambulatorial (dor de barriga, febre, diarreia e casos menos graves), ficará sob a responsabilidade da Unidade de Apoio Intermediário, que vai funcionar anexo à Secretaria Municipal de Saúde.  “Precisamos que todos divulguem essa mudança. No Pronto Atendimento do HCL estaremos definindo o estado do paciente, através de cores. Mas, com essa nova estrutura, as pessoas precisarão entender onde buscar o atendimento diante da necessidade. Teremos três médicos de plantão, mas a prioridade serão os classificados como graves”, disse.

O Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau considera que esse é passo importante para o Hospital Cesar Leite, que agora passa a ser macrorregional Nível 2 e, com isso o Hospital Padre Júlio Maria (Manhumirim), passa a ser microrregional Nível 1. Segundo ele, a Rede de Urgência e Emergência será bem articulada e fortalecida. “Com a chegada do SAMU, será reordenado o sistema de saúde, bem como a desburocratização do encaminhamento do paciente para o local mais próximo. A condução do paciente feita pelo SAMU, vai evitar que ele fique dias aguardando vaga para uma intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade”, destaca Juliano Estanislau.

A presidente do Coamma, Marines Bragança considera que a discussão foi um multiplicador de ideias, informações que serão levadas às comunidades, para que todos entendam como será o funcionamento dos casos de urgências e emergências, bem como o atendimento ambulatorial na Unidade de Apoio Intermediário. “Continuaremos falando sobre essas mudanças, como forma de instruir a população. O Coamma está à disposição do HCL, para falar sempre dessas mudanças. Assim, o Conselho das Associações cumpre o seu papel de representar as comunidades”, ressalta Marines Bragança.

O Hospital Cesar Leite dará início a uma divulgação maciça sobre as mudanças, como será o funcionamento e atendimento de urgência e emergência. Segundo o provedor do HCL, Sebastião Onofre de Carvalho, a empresa de marketing contratada iniciará o trabalho essa semana.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.