Portal Caparaó - Reunião com secretários de meio ambiente a fim de minimizar problemas das enchentes
Política

Reunião com secretários de meio ambiente a fim de minimizar problemas das enchentes

11/02/2022 - Atualizado em 12/02/2022 09h03

MANHUAÇU (MG) - O Vereador Administrador Rodrigo promoveu reunião com o Secretário de Meio Ambiente de Manhuaçu, Sandro Tavares; com o Secretário de Administração de Luisburgo, Otávio Batista e a Assessora Especial de Luisburgo, Aline da Silva Amaral; com o Secretário de Agricultura de São João do Manhuaçu, Itamar, na tarde de segunda-feira, 07/02, na Câmara de Manhuaçu, a fim de debater as ações que estão sendo feitas a fim de minimizar os problemas das enchentes que afetam principalmente a cidade de Manhuaçu. O Presidente do Legislativo de Manhuaçu, Cleber Benfica, também esteve presente.

Esta foi a quarta reunião realizada para debater sobre as barraginhas, retenção de água nas propriedades rurais por meio das caixas de contenção, ações de limpeza do rio, entre outras.

De acordo com o Secretário de Administração de Luisburgo, Otávio Batista, além das ações de limpeza do rio, o município ainda construiu 500 caixas de contenção, retendo aproximadamente 10 milhões de litros de água, aumentando ainda mais o número de nascentes e vazão das já existentes.

Já, em São João do Manhuaçu, Secretário de Agricultura, Itamar, citou que o município também adotou diversas medidas, principalmente na criação e manutenção das caixas de contenção.

Secretário de Meio Ambiente de Manhuaçu, Sandro Tavares, destacou ações como a limpeza do Rio Manhuaçu feita pelo SAMAL e também criação e manutenção das estradas rurais e caixas de contenção.

Para o Vereador Administrador Rodrigo estes encontros são fundamentais para o desenvolvimento de ações contra as enchentes. “Não vamos resolver o problema do dia para a noite, mas se a cada dia avançarmos em relação a este assunto com ações na prática, a médio e longo prazo, teremos menos impactos e prejuízos com as enchentes”, salientou Rodrigo.

ESTUDO APROFUNDADO: DA TEORIA PARA A PRÁTICA

Na terceira reunião realizada, o Professor Doutor André Faria, da Universidade Federal de Viçosa, esteve presente e apresentou um resumo do estudo feito onde foram identificados todos os pontos onde devem ser implementadas ações para minimizar os impactos das enchentes. Dentro deste pontos mais importantes e destacados pelo Doutor André estão a ampliação das caixas de contenção em estradas no meio do cafezal e de estradas onde transitam os veículos. Foi identificado também que devem ser feitos pelos três municípios a manutenção das caixas de contenção já existentes, além do reflorestamento das encostas.

Neste trabalho foram produzidos nove mapas temáticos: Solos; Geomorfologia; Geologia; Uso Atual e Cobertura Vegetação; Susceptibilidade à Erosão; Bacias e microbacias; Declividade e Altimetria; Áreas de Preservação Permanente.

Os mapas temáticos trazem informações de forma a contribuir para o planejamento e gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, localizada nos municípios de Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Luisburgo.

Alguns problemas encontrados: Assoreamento de cursos d´água; Produção agrícola – liberação de grande quantidade de sedimentos; Falta de cobertura vegetal – ciliar, áreas de preservação permanente (conforme legislação aplicável), construção e manutenção das estradas principais e secundárias; Esgoto doméstico e agrícola; Defensivos agrícolas, lavagem do café e Núcleos urbanos.

As soluções apresentadas foram: Construção de microbarragens; Bacias de contenção; Plantio em patamares; Drenagem nas estradas principais e vicinais; Recuperação de áreas degradadas; Educação  Ambiental; Práticas de manejo do solo e da água; Recuperação de nascentes; Construção de fossas (resíduos domésticos, industriais e animais); Controle na utilização de agrotóxicos e destino final das embalagens e resíduos; Recuperação e implantação de matas ciliares; Cercamento de nascentes e Combate a incêndios.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.