REDAÇÃO - O jovem Samuel Amorim, 22 anos, é destaque como atleta no voleibol em Kosovo, na Europa. Filho do Sargento Odenir Francisco Ramos de Amorim (já falecido) e de Maria Aparecida Damasceno Amorim, Samuel residia em Reduto e estudava no Colégio Tiradentes em Manhuaçu.
Segundo Samuel, jogava nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) pelo colégio Tiradentes e teve destaque nas competições. O professor de educação física, José Augusto, o convidou para participar da escolinha no antigo polivalente. “Foi amor à primeira vista pelo vôlei. As coisas foram acontecendo muito rápido. Cerca de um ano e meio depois, estava treinando com a seleção mineira sub 17, que são os melhores do estado e disputam o Brasileiro de Seleções, onde os melhores são escolhidos para a seleção Brasileira”, destaca Samuel.
O jogador conta que antes de ir para Europa jogar no KV Ferizaj da cidade de mesmo nome do clube no país Kosovo. Ele teve passagens pelo Bani Jamra do Bahrein no Brasil, no Acesita Esporte Clube em Timóteo/MG onde foi campeão da Super Copa AR-4 MINEIRA e participou na disputa de uma vaga para a Super Liga B, que é a segunda divisão do país. Também atuou no Beagá Esportes/COPM-MG, onde jogou o campeonato mineiro sub 16 ao sub 19, AABB-Limeira -SP onde disputou o Paulista sub-21 e foi campeão dos Jogos Regionais paulistas. No Vôlei Iacanga-SP jogou sua primeira Super Liga.
Segundo Samuel, atualmente sete brasileiros jogam no Kosovo. Além dele, há mais dois jogadores na mesma equipe, dois no time adversário e duas meninas na equipe feminina.
INSPIRAÇÃO
Sobre o amor ao esporte, Samuel fala de alguns jogadores da Seleção Brasileira, lembrando do talento de Giba nas equipes antigas e atualmente de Lucarelli.
“O esporte além de ser uma ótima inclusão social, nos ensina a ter disciplina, respeito e saber que nem sempre iremos ter vitória, mas que é possível viver do esporte e realizar nossos sonhos”, finaliza Samuel.
Ao contar sua história, o jovem jogador também mostra que há espaço para outras atividades, além do futebol.
Kosovo é um país de reconhecimento limitado, localizado na península dos Bálcãs (no sudeste da Europa), na região da antiga Iugoslávia.
Redação do Portal Caparáo com informações do Jornal das Montanhas