MANHUAÇU (MG) - Os vereadores Administrador Rodrigo e Gilson César da Costa se reuniram, na última semana, com representantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres – (SNTT/MINFRA). O objetivo do encontro, que aconteceu de forma remota, foi discutir a situação crítica em que se encontra o trecho da BR 262, da divisa com o Espírito Santo até o Km72– Trevo da Cidade de Matipó. O debate foi principalmente sobre a faixa que corta o município de Manhuaçu.
Segundo o vereador Administrador Rodrigo foi um momento de esclarecer dúvidas e apresentar as demandas de Manhuaçu, em especial do perímetro urbano na cidade e nos distritos de Realeza e Santo Amaro. “É uma via de fluxo intenso e há necessidade de intervenções urgentes, tendo em vista os muitos acidentes que vêm ocorrendo, inclusive com vítimas fatais. Estamos assustados com a demora para tomarem providências. Crateras enormes e, principalmente, a péssima qualidade dos tapa-buracos que foram feitos. Bastou uma chuva e abriram todos. De início, a SNTT/MINFRA vai verificar o contrato de manutenção da via para viabilizar melhorias do serviço e fiscalizar o que foi feito pela empreiteira contratada”, explicou.
Participaram da reunião o Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura Marcello da Costa; Coordenador Geral do Departamento de Transporte Rodoviário (DTROD) Roger Pêgas; o Coordenador DTROD Eneas da Silva Ghiotto, e o Assessor do Deputado Federal Fred Costa, Bernardo Correia.
O vereador Administrador Rodrigo ressaltou, ainda, que as demandas serão apresentadas também formalmente para o DNIT. “Foi uma reunião muito proveitosa e, a partir de agora, esperamos que ações serão tomadas. O DNIT nos garantiu que irá verificar a qualidade do serviço de tapa-buracos”, afirmou.
Sobre a restauração completa do pavimento asfáltico, os representantes do DNIT afirmaram que não há recursos suficientes no Orçamento da União. Eles pontuaram que a solução definitiva será a concessão da BR-262 à iniciativa privada, cujo leilão será no final deste mês.
Com um leilão de concessão fracassado no passado (2013), para esse novo certame o governo federal preparou uma série de mecanismos e regras para atrair investidores para o negócio. Do objeto a ser leiloado à mudanças recentes no projeto, o modelo foi feito para garantir que os players do mercado compareçam desta vez e arrematem a rodovia.Uma das principais apostas foi a de unir num pacote a BR 262 com a BR 381. Quem levar uma, leva também a outra.
Mesmo assim os vereadores aproveitaram para pedir melhorias imediatas na estrada, como a realização de operação tapa-buracos com mais qualidade. “A preocupação, em primeiro lugar, é com as vidas das pessoas que trafegam pela via, sejam elas motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Do jeito que fizeram não tem jeito. Vimos operações tapa-buracos jogando terra e sem qualquer compactação”, completou o vereador Gilsinho.
“Entendemos a questão da concessão, mas isso vai demorar um tempo ainda. Vamos trabalhar para que o tapa-buracos seja correto e acompanhar junto ao DNIT uma solução para o problema. Pedimos também a pintura das faixas de pedestres, reparos na sinalização da pista e a construção de uma passarela ao lado da ponte no bairro Ponte da Aldeia. Eles combinaram de estudar o que pode ser feito no atual contrato e mandarão uma equipe avaliar a qualidade do serviço que está sendo feito pela empreiteira contratada”, afirmou o vereador Administrador Rodrigo.
TUBULÃO EM VILANOVA - BR-116
Ainda na reunião, o vereador Gilson César pediu que o DNIT adote providências com relação a um tubulão embaixo da BR-116, no distrito de Vilanova. Ele conta que o local não tem vazão suficiente e está provocando inundações e prejuízos aos moradores do distrito.
O secretário nacional garantiu que será repassada a demanda com prioridade para a Unidade de Caratinga, responsável pelo trecho da BR-116.
Assessoria de Comunicação