SIMONÉSIA (MG) - Com apoio da Mineração Curimbaba, a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) deu início à implantação da base de apoio de pesquisas da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sossego do Muriqui, em Simonésia. O anúncio foi feito pelo ambientalista Eduardo Bazém e vai integrar ainda mais a comunidade à reserva ambiental.
A unidade de conservação de 339 hectares, criada de forma voluntária pela Mineração Curimbaba, será um polo de conservação, sustentabilidade, educação e defesa do meio ambiente.
“Trata-se de uma casa localizada no córrego Santa Efigênia, no município de Simonésia. A AMA apresentou o projeto e a Mineração Curimbaba nos ajudou com uma estrutura mínima para que ela pudesse abrigar as pessoas que vão fazer pesquisas científicas e educação ambiental na RPPN Sossego do Muriqui. São três quartos, cozinha, banheiro, sala, varanda, dotada de água, energia e internet. Local em que se pretende receber pesquisadores, estudantes, demais visitantes para que possa conhecer o trabalho que é desenvolvido na reserva”, conta o ambientalista Eduardo Bazém.
CONSOLIDAÇÃO
A implantação deste projeto irá proporcionar oportunidades para pesquisas e consolida o trabalho de criação da reserva. “A RPPN Sossego do Muriqui gerou, além do ganho ambiental, ICMS Verde para o município, desde sua criação, em 2018. A projeção é aumentar esse benefício com a estruturação da base de campo”, estima o presidente da AMA.
Um dos pesquisadores, o biólogo Theo Anderson, irá se mudar para o local. Ele já desenvolve um extenso trabalho na região. Com a base, a Mineração Curimbaba acredita que irá potencializar e dar suporte a pesquisas científicas na reserva.
No ano passado, a AMA liderou expedições de ambientalistas e pesquisadores para conhecerem a reserva. Além disso, houve a visita de observadores de aves e até de empresas para conhecerem sobre educação ambiental. “Foram três expedições com muito sucesso. Esse é o objetivo principal: as pessoas conhecerem para poder respeitar, gostar e preservar o meio ambiente. Nossa trajetória de 40 anos é voltada para isso. A base de campo é uma conquista muito importante que podemos divulgar para a comunidade”.
Sobre a Reserva Sossego do Muriqui
Com área total de 339 hectares, a RPPN Sossego do Muriqui é a maior unidade privada dedicada à preservação do ecossistema da mata atlântica na região de Simonésia e Manhuaçu. Ela fica ao lado da conhecida Mata do Sossego.
Comprada pela Mineração Curimbaba, foi transformada em Reserva Particular em 2018, reconhecida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O principal objetivo é a preservação. É uma área primária do bioma da Mata Atlântica totalmente preservada com milhares de espécies da fauna e flora e centenas de nascentes.
A RPPN Sossego do Muriqui também produz material acadêmico e científico: são diversas pesquisas desenvolvidas e várias publicações (resumos, artigos, teses) em que os trabalhos foram realizados na área.
Redação do Portal Caparaó