REDAÇÃO - A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por meio do Núcleo de Saúde Mental, realizou na última quinta-feira 17/02, por meio de vídeo conferência, reunião com técnicos das Microrregiões de Saúde de Carangola e Manhuaçu.
A referência em Saúde Mental da SRS Manhuaçu, Marcos Alexandre de Faria Moreira, explicou que foi uma reunião preparatória que antecede a reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. “É um momento de articulação e apresentação dos caminhos e correções a serem executadas pelos municípios. Nesse momento é importante apresentar serviços que têm possibilidade de serem implantados, bem como um alinhamento visando apresentação em Câmara Técnica e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro”, explicou.
Marcos destacou ainda que essa articulação, visando implantação de serviços e consequentemente ampliação da Rede com gestores, é fundamental para sua sensibilização ao promover melhor qualidade de acolhimento e cuidado às pessoas com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
A secretária municipal de Saúde de Ipanema, Letícia Machado, aproveitou a ocasião para destacar a importância da implantação recente do CAPS ad II (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas) no município de Ipanema. “Agradecemos pelo empenho dos técnicos da SRS Manhuaçu. Tivemos a oportunidade de buscar essa habilitação e inauguramos o CAPS álcool e drogas. Hoje estamos aptos para receber mais serviços na Rede de Atenção Psicossocial e é evidente que a gestão do município abraçou a causa e hoje somos uma referência para a região e a população é a maior beneficiada”, destacou.
“A SRS Manhuaçu tem se empenhado muito na qualificação da nossa rede de saúde mental. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a gestão municipal e com a rede hospitalar do território está ampliando e qualificando os serviços, seja nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps) nas suas diferentes modalidades e, também, na retaguarda hospitalar para os casos em que a internação seja necessária. Os leitos estão distribuídos em nossa rede hospitalar de forma a atender a população de todos os nossos trinta e quatro municípios”, comemorou Juliano Estanislau Lacerda, superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu.
Antonio Rodrigues - ASCOM - SRS MANHUAÇU