Portal Caparaó - Justiça ordena retirada de outdoor em apoio a Bolsonaro em Divino
Política

Justiça ordena retirada de outdoor em apoio a Bolsonaro em Divino

23/02/2022 - Atualizado em 23/02/2022 16h53

DIVINO (MG) – A justiça eleitoral de Divino ordenou a retirada de um outdoor em apoio ao presidente Jair Bolsonaro instalado na Rua Marinho de Carlos de Souza, no centro daquela cidade.

A decisão foi proferida num processo ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral, que identificou o outdoor como propaganda eleitoral irregular.

Segundo o Ministério Público, “a mensagem contida no referido outdoor lança ao público em geral o nome e a foto de Jair Bolsonaro e sinaliza para uma gestão/atuação que promete resolver os graves problemas vivenciados pela sociedade brasileira. Embora o texto não seja expresso e não contenha pedido explícito de voto, o apelo eleitoral é franco e deliberado e é evidente a intenção de influenciar na formação da vontade dos eleitores, visando às eleições de 2022“.

De acordo com o art. 36 da Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97), a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição. Antes disso, qualquer mensagem levada ao conhecimento do eleitor, sugerindo direta ou indiretamente, expressa ou dissimuladamente a candidatura, caracteriza a infração cível eleitoral tipificada no seu § 3º, sancionada com multa.

O Juiz Eleitoral, Maurílio Cardoso Naves, determinou que o Cartório Eleitoral da cidade efetue uma diligência ao local para confirmar a permanência do outdoor. Após essa certificação, os responsáveis pela instalação da propaganda – que foram todos identificados no processo – terão 48 horas para remove-la, sob pena de responderem por crime de desobediência, além das demais sanções previstas para o caso.

Portal Espera Feliz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.