MANHUAÇU (MG) - Foi repassado nesta sexta-feira (25) pela Prefeitura de Manhuaçu ao Hospital César Leite, o valor de R$ 1.540.261,00 (um milhão, quinhentos e quarenta mil e duzentos e sessenta e um reais) para a aquisição de um tomógrafo. O recurso advém do Governo de Minas Gerais, por meio do Programa Valora Minas, o programa de valorização da rede de assistência à saúde de Minas Gerais.
A aquisição do equipamento faz parte do processo da instalação da rede de urgência e emergência na macrorregião Leste do Sul, e neste caso em particular na microrregião de Manhuaçu, conforme a Resolução SES/MG Nº 7.874, de 22 de novembro de 2021, como explica a Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia.
“Foram contemplados nesta resolução, aqueles hospitais que têm UTI, que são localizados como polo de micro e estar numa microrregião com mais de 100 mil habitantes. Esse é o perfil do Hospital César Leite, que ganhou esse valor para aquisição de um modelo específico de tomógrafo, dentro de um prazo estipulado de até 24 meses, para atendimento da população do SUS. Com o repasse deste valor para o HCL, é mais um avanço na saúde da nossa região, concretizando mais um passo para a instalação da rede de urgência e emergência”.
Dentro da macro Leste do Sul, além de Manhuaçu, também foram contemplados os municípios de Ponte Nova e Viçosa.
Valora Minas
O Valora Minas é a Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais construído com o objetivo abarcar as especificidades dos territórios e complexo hospitalar do Estado. O Valora Minas –, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistenciais e valor entregue à população.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu