MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Vereadores de Manhuaçu se reuniu em sessão ordinária, na noite desta quinta-feira, 03/03, presidida por Cleber Benfica, em que aprovou dois projetos de lei, indicações, requerimentos e moções e colocou em primeira discussão quatro projetos de lei.
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
Foi aprovado o projeto substitutivo nº 01/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a contratação temporária por excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Educação para preenchimento de vagas nos cargos: Assistente Administrativo (3 vagas); Assistente Social (3 vagas); Nutricionista (1 vaga); Psicólogo (4 vagas); Professor II (10 vagas) e Vigia (3 vagas).
O recrutamento do pessoal a ser contratado será mediante Processo Seletivo Simplificado por período não superior a 12 meses e até a realização de concurso público.
REPASSE FINANCEIRO PARA A ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE MONTE ALVERNE
Foi aprovado projeto de lei nº 26/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a promover repasse no valor de 5 mil reais à Associação de Mulheres de Monte Alverne para subsidiar as atividades da instituição.
PROJETOS EM 1ª DISCUSSÃO
Projeto de lei nº 18/2022, de autoria do vereador Juninho Enfermeiro, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Retinoblastoma no âmbito do município de Manhuaçu, a ser comemorado no dia 18 de setembro.
Projeto de lei nº 19/2022, de autoria do vereador Gilmar Cuca, que dispõe sobre a capacitação de profissionais da educação para identificar sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil no município de Manhuaçu.
Projeto de lei nº 20/2022, de autoria do vereador Administrador Rodrigo, que inclui no calendário oficial do município a "Corrida de Aniversário de Manhuaçu" como evento anual a se realizar todo dia 05 de novembro.
Projeto de lei nº 23/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a pagar gratificação a servidores pelo serviço de limpeza das margens dos cursos d´água. O pagamento será no valor de 350 reais para cada mês em que o serviço de que trata a lei for executado, conforme relatório apresentado pelo SAMAL.
CONQUISTAS
O vereador Allan do Alaor pediu a palavra e utilizando a tribuna apresentou uma conquista junto ao Deputado Federal, Euclydes Pettersen, no valor de mais de 240 mil reais para o Fundo Municipal de Saúde de Manhuaçu visando a estruturação da rede de serviços de atenção primária de saúde, destinando a aquisição de veículo de transporte de passageiros.
O vereador Administrador Rodrigo destacou uma conquista por meio do Deputado Federal Fred Costa referente a uma emenda no valor de 480 mil reais em que parte desse valor foi para a aquisição de 20 ítens para a Clínica Veterinária Municipal “Neima Rosa Lopes”, localizada no Bairro Lajinha.
REIVINDICAÇÕES
O Operador de Máquinas Pesadas, Misrael de Oliveira, comentou sobre as más condições das estradas rurais e criticou a forma como as máquinas são utilizadas no trabalho. Em seguida, a Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Cabral da Silva, falou sobre casos de fura-filas na espera de médicos especialistas e filas no agendamento de exames. O estudante Luciano Júnior Miguel, comentou sobre as dificuldades apresentadas na área da saúde e o Advogado Vinícius de Resende, comentou sobre votação dos projetos de lei em regime de urgência que tratam de contratações e questionou o tempo de apresentação dos projetos na Câmara.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu