Cerca de cinco milhões de reais foram liberados em recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF – através das agências do Banco do Brasil em Manhuaçu e Manhumirim. A assinatura dos contratos de mais de 550 operações de investimento agropecuário foi nesta sexta-feira, durante o 1º Encontro de Soluções para a Agricultura Familiar. Os recursos são destinados à aquisição de implementos, terreiros, tulhas, veículos utilitários e demais equipamentos agrícolas.
Realizado na AABB de Manhuaçu, o evento foi uma promoção conjunta do Banco do Brasil, Revista BizzRural, Aciam, Sindicatos de Trabalhadores e de Produtores Rurais e Emater. Os financiamentos foram liberados para produtores rurais dos municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Durandé, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia.
ENCONTRO
O evento promovido para os produtores teve a presença do Superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Tércio Luiz Tavares Pascoal, e do Superintendente de Negócios do Banco do Banco do Brasil da Região de Governador Valadares, José Wilton Teixeira Lima, além do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário Rogério Corrêa.
Os gerentes do Banco do Brasil Agências Manhuaçu e Manhumirim - Cléssia Maria Pereira e Carlos Afonso Nascimento Rodrigues; e os prefeitos de Manhuaçu Sergio Breder, de Manhumirim Ronaldo Lopes, de Simonésia Marinalva Ferreira; de Mutum Gentil Simões; os vices de Chalé Elmir e de Lajinha Adriano Alvim e o presidente da Câmara de Manhuaçu e da Aciam Toninho Gama, compuseram a mesa acompanhados do Gerente Regional da Emater - Bernardino Cangussu Guimarães; Vice-Presidente da FAEMG - Lino da Costa e Silva; e dirigentes sindicais.
Em sua fala, Tércio Luiz Tavares Pascoal, agradeceu a parceria com sindicatos, prefeituras e técnicos da Emater e destacou um desafio regional. “A meta do Banco do Brasil é dobrar a quantidade de recursos liberados. Isso gera benefícios significativos para o homem do campo, fomenta negócios, dá mais renda e fixa o homem e sua família no campo”, afirmou.
EMPRESAS
Além de palestras voltadas para a questão da agricultura familiar e a aplicação dos recursos do Pronaf, os participantes ainda aproveitaram o encontro para conhecer produtos, insumos e máquinas para a propriedade.
Empresas de Manhuaçu puderam expor novidades no campo da tecnologia agrícola e fazer os primeiros negócios com os produtores. Carlos Henrique Cruz - 06/06/09 -06:33 - portalcaparao@gmail.com