SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO (MG) - São José do Mantimento celebra seu padroeiro. A festa aconteceu entre os dias 10 a 19 de março, após dois anos de restrições devido à pandemia do novo coronavírus.
Uma carreata abriu a programação, recebendo a imagem peregrina de São José que passou durante um ano em várias comunidades das paróquias de Sant´Ana (Santana do Manhuaçu), São Sebastião de Durandé e Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Ipanema).
Ao longo dos 10 dias houve missas com os padres convidados: Padre Dione Leandro (Paroquia Senhor Bom Jesus- Bom Jesus do Galho); Padre Ely da Terra (Paroquia Santo Antônio - Ipanema); Padre Wagner (Paroquia Nossa Senhora de Nazaré - Lajinha); Padre João Batista (Paroquia São Sebastião- São Sebastião do Sacramento), Padre Samuel Garcia (Paroquia Santo Antônio – Santo Antônio do Manhuaçu); Padre Roberto Carlos (Paroquia São Sebastião - São Sebastião do Sacramento) e Padre Reginaldo Pires Amâncio (pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Ipanema, que abrange a cidade de São José do Mantimento). A festa contou com a presença de várias comunidades da paroquia e de localizades vizinhas que celebraram junto.
No encerramento aconteceu a reza do terço (iniciativa do Terço dos Homens) no trevo da cidade local onde tem uma imagem de São José de 8 metros de altura. Logo após, o café compartilhado por todos.
A missa final foi celebrada pelo Padre Reginaldo e contou com a participação de vários visitantes de diversas paróquias da região. Como é de tradição da comunidade teve barracas, leilões, rifas e roda de viola.
“A novena em honra a São José é uma tradição em São José do Mantimento e, devido a pandemia, nos últimos 2 anos começamos a novena, porém não teve como a gente finalizar com a festa. Este ano, graças a Deus, conseguimos fazer essa festa tão bonita e tão tradicional para nossa comunidade e homenagear este santo que além de ser padroeiro Universal da Igreja, também é o padroeiro de nossa cidade. Agradecemos a todos que participaram e visitaram nossa comunidade nestes dias e em especial a todos da comunidade que se dedicou com muito amor para que a novena acontecesse”, destacou o coordenador da comunidade Werlington Diego Fraydewoks.
Redação do Portal Caparaó