Portal Caparaó - COUS realizam pré-conferências para a 2ª Conferência de Saúde Mental de Manhuaçu
Geral

COUS realizam pré-conferências para a 2ª Conferência de Saúde Mental de Manhuaçu

22/03/2022 - Atualizado em 22/03/2022 06h27

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, está realizando as pré-conferências para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Este evento é parte da Vª Conferência Nacional de Saúde Mental que propõe como tema “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

As pré-conferências estão ocorrendo nas reuniões dos Conselhos de Unidade de Saúde (COUS) nas Unidades de Saúde. Durante todo o mês de março estas reuniões, que já acontecem mensalmente reunindo usuários, trabalhadores e gestão, discutirão Saúde Mental seguindo o eixo condutor da 5ª Conferência Nacional, que é “Fortalecer e garantir políticas públicas: O SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Também acontecerão pré-conferências para os demais trabalhadores de saúde e para as outras representações do governo no Conselho Municipal de Saúde. Nestes encontros serão eleitos delegados para a participação na 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental que acontecerá no dia 09 de abril.

A partir da sensibilização para o cuidado em liberdade, que desautoriza cuidados em instituições asilares, dentro de uma rede de atenção psicossocial onde todos, dentro e fora da “saúde” estão relacionados ao adoecimento psíquico e fundamentados nos princípios do SUS, propostas que norteiam a política de saúde mental municipal estão surgindo nestas reuniões e serão votadas na conferencia municipal.

Texto: Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.