MANHUAÇU (MG) - Está sendo preparada de forma detalhada, a Caminhada da Mulher que será promovida pela Comissão OAB Mulher (54ª Subseção) de Manhuaçu, para despertar a sociedade sobre a situação vivida por milhares de mulheres, que sofrem violência todos os dias.
A Caminhada da Mulher estará acontecendo no próximo sábado, dia 26, com concentração na praça do Fórum Desembargador Alonso Starling, as 7:30h e às 8:00h saída em direção à Praça 5 de Novembro, onde haverá atividades como alongamento com educador físico, mesa de frutas, café da manhã e sorteios.
Parte da sociedade não percebe, mas é alarmante o número de mulheres que sofrem barbáries, apesar dos avanços normativos e institucionais no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entre 2020 e 2021, dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), no Brasil o número de delitos contra as mulheres triplicou. Passou de 271.392 registros para 823.127.
Segundo a presidente da Comissão OAB Mulher, Dra. Ana Pazeli, o objetivo da caminhada é chamar a atenção da sociedade, para os fatores que naturalizaram, justificam e inviabilizam a violência contra a mulher. “A OAB Mulher quer passar uma clara mensagem de repúdio à violência contra a mulher e a reafirmação do direito a uma vida livre de violência, discriminação e, que haja sempre o respeito pela mulher. Por isso, queremos contar com a participação de todas e todos, para que juntos possamos passar essa mensagem”, ressalta a presidente da Comissão OAB Mulher.
Eduardo Satil / Cidade Total