MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de chamar a sociedade para uma profunda reflexão sobre os inúmeros casos, em que a mulher é vítima de violência, a 54ª Subseção da OAB/Manhuaçu, através da Comissão OAB Mulher realizou no último sábado, 26, a Caminhada em Repúdio à Violência contra a Mulher. O evento reuniu advogadas, além de mulheres que participam ativamente de mobilizações, que buscam principalmente a valorização e o respeito à mulher.
A concentração aconteceu em frente ao Fórum Desembargador Alonso Starling. Em seguida, com o apoio da Polícia Militar, o grupo saiu em direção à Praça 5 de Novembro. Durante o percurso, elas chamaram a atenção e, ainda gritavam palavras de ordem. A frase “Mulheres unidas, somos mais fortes” foi tocante, no sentido de despertar muitas mulheres que, ainda permanecem caladas diante da violência “velada”, sofrida diariamente no seio familiar.
Torna-se tão forte a violência psicológica, que mais parece uma lavagem cerebral feita pelo agressor, que possui característica de “boa pessoa” na convivência diária junto à sociedade, sempre comunicativa e transmite muita docilidade no comportamento diante de outras pessoas. Porém, em casa se transforma completamente, para a prática das agressões que vão desde a agressão verbal, psicológica, física e a dor da humilhação.
Para a presidente da Comissão da OAB Mulher, Ana Pazeli, o momento foi significativo para reforçar e encorajar as mulheres vítimas de violência, a não ficarem caladas. “Trazer para a rua a OAB Mulher, para que elas entendam que somos parceiras, caminhamos juntas e exigimos respeito e não à violência contra a mulher”, ressalta Ana Pazeli.
Eduardo Satil / Cidade Total