MANHUAÇU (MG) - A partir da iniciativa da APAE Manhuaçu, algumas instituições da cidade estão iluminando suas fachadas com a cor azul. A campanha faz parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril.
Em carta enviada a diversas instituições, a APAE de Manhuaçu convido empresas e organizações públicas a apoiar a campanha, iluminando de azul a fachada, entre os dias 30 de Março a 4 de Abril de 2022. Várias cidades do Brasil já entraram nessa campanha, iluminando seus prédios, comércios e cartões-postais.
A campanha nacional de 2022 para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz o tema “Lugar de autista é em todo lugar” (com a hashtag #AutistaEmTodoLugar), pedindo inclusão em todos os aspectos, em todos os âmbitos, em todo lugar. A data é celebrada todo 2 de abril criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul – no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor – para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade.
Em Manhuaçu, a APAE já iluminou sua entrada principal e a fachada do prédio localizado no bairro São Vicente.
Outra iniciativa de adesão à campanha foi o Hospital César Leite que iluminou a fachada principal com a cor azul.
“Quero agradecer a todos que estão aderindo. É um gesto tão simples, sem custo, porém, enormemente significativo para o movimento em prol do autismo no Brasil e no Mundo”, destaca o Presidente – APAE de Manhuaçu, Charbel Felipe Silva.
O número de referência mundial da prevalência de autismo é do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, que aponta 1 criança com autismo a cada 44 nascimentos nos números divulgados no fim de 2021. O Brasil não tem números oficiais e, neste ano, pela primeira vez teremos uma pergunta sobre autismo no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br