LAJINHA (MG) - Reafirmando o compromisso com a excelência, a Coocafé reuniu cerca de 500 associados para a prestação de contas e eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal na Assembleia Geral Ordinária, realizada na tarde do dia 29/03, em Lajinha/MG.
Nos últimos dois anos a AGO ocorreu em formato digital devido à pandemia, mas com as novas orientações e a flexibilização dos órgãos de saúde quanto à realização de eventos presenciais, a reunião sucedeu dessa forma e trouxe de volta a oportunidade do olho no olho e do calor humano que move a cooperativa.
Com faturamento recorde de R$710 milhões, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira prestou contas do exercício de 2021 e detalhou os números e ações realizadas nos últimos quatro anos. O balanço contábil da cooperativa foi explanado pela analista Nathia Lívia.
Com o propósito de garantir sustentabilidade à cooperativa, ao cooperado e à comunidade, a Coocafé apresentou também resultados tangíveis e intangíveis retornados a esses públicos nos últimos quatro anos. Ao todo foram mais de R$480 milhões retornados em atendimento técnico, armazenamento de café, projetos de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, impostos recolhidos e financiamentos disponibilizados.
Assim como a sustentabilidade, a inovação está no DNA da cooperativa e tem ganhado destaque com projetos e ações pensadas estrategicamente para conectar os públicos, como é o caso do aplicativo do cooperado, que foi totalmente repaginado e agora pode ser acessado por toda comunidade e equipe de colaboradores, mantendo a área do associado em formato restrito para facilitar cada vez mais o acesso às informações como informe de rendimentos, consulta ao extrato de armazenamento de café, solicitação de busca de café, assinatura de contratos, assim como ficar por dentro de tudo o que acontece na cooperativa. Além de estar de cara nova, o app que pode ser instalado tanto em smartphones android quanto em IOS, também está de nome novo, agora é iCoop e a novidade foi apresentada pelos gerentes de marketing e comercial da cooperativa, respectivamente Luiz Gustavo Leite Souza e Ramon Marçal.
A Coocafé tem se tornado uma cooperativa cada vez mais inclusiva e adepta à diversidade. Pela primeira vez em sua história o Conselho de Administração terá a participação de uma mulher, Andréa Vivacqua, de Brejetuba/ES. Eleito por unanimidade o novo conselho renovou dois terços de sua composição, saindo o cooperado José Mário Huebra (Martins Soares/MG) e chegando para somar o associado João Batista da Silva (Humaitá – Mutum/MG). Permanecem os diretores presidente, de produção e comercialização e administrativo-financeiro, Fernando Romeiro de Cerqueira, Pedro Antônio Silva Araújo e Roger Lúcio Alves da Fonseca, respectivamente. Assim como o conselheiro vogal Evaldo Afonso Rodrigues.
Caminhando a passos largos rumo a excelência, durante a AGO os superintendentes administrativo-financeiro e técnico-comercial, Luciano Fonseca e Waldir Francese Filho também puderam compartilhar sobre o Planejamento Estratégico da Coocafé, que tem como base os ensinamentos da Fundação Dom Cabral através do Programa PAEX e também do PDGC, Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, assim como a proposta de entregas e trabalhos de campo que serão ampliados e intensificados nesse ano para que os associados produzam com qualidade e ainda mais produtividade, tanto na cafeicultura quanto na pecuária.
Do mesmo modo, os projetos de sustentabilidade foram explanados pelo Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Ailton Ribeiro, que destacou o número de pessoas impactadas pelas ações nos últimos quatro anos, cerca de 22 mil pessoas participaram de iniciativas para mulheres, jovens, dias de campo limpo, coleta itinerante, cursos de classificação e degustação de café, entre outros.
E falando em participação, o Sistema OCB/ES, sempre muito participativo, marcou presença na Assembleia Geral Ordinária da Coocafé, através da pessoa de Alexandre Ferreira, Analista de Mercado do sistema.
Para os cooperados, retornarem a esse momento foi muito especial. O associado João Kardeck pontuou em conversa com a assessoria da cooperativa: “o que ouvimos aqui hoje são as lições mais importantes que o produtor precisa”.
Assim como o conselho de administração, o Conselho Fiscal também foi eleito com grande participação dos cooperados. Sendo a nova composição para mandato de 1 ano:
Efetivos:
Sebastião Garcia Pereira
Hélio Luis de Amorim
Maguinócio Cornélio
Suplentes:
Evandro Neves Barbosa
Flávia Hubner de Oliveira
João Dias de Lima
Ao final de todo compartilhamento de informações tão importantes para o bom andamento da cooperativa, os superintendentes Luciano e Waldir convidaram o Conselho de Administração para receber uma singela homenagem pelo último quadriênio de trabalho. Conselho esse que impulsionou colaboradores e cooperados a avançarem juntos e enfrentarem todos os desafios impostos nos últimos quatro anos, e apoiou inúmeras iniciativas das comunidades no qual a Coocafé está inserida.
Para encerrar, os associados participaram de sorteio de prêmios e brindes.