Portal Caparaó - FAEMG é destaque no Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu
Agronégocios

FAEMG é destaque no Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu

09/04/2022 - Atualizado em 09/04/2022 13h47

MANHUAÇU (MG) - Com o tema ‘Unidos pelo Café', o 23º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas voltou a acontecer presencialmente, em Manhuaçu. Na abertura do evento, na última quarta-feira (6), a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), Silvana Novais, representou o Sistema FAEMG, apoiador do Simpósio desde a primeira edição.

Este ano, o evento homenageou com a Medalha de Honra ao Mérito do Agronegócio diversas pessoas e entidades pela contribuição à cafeicultura da região e pela consolidação do Simpósio já tradicional e reconhecido nacionalmente.

Silvana Novais, que já foi gerente da regional do Sistema FAEMG em Viçosa, foi uma das homenageadas e destacou que a atuação da entidade na região transformou a relação dos produtores com a cafeicultura. "Quando iniciamos o trabalho, eles queriam saber mais sobre café e nós atendemos à demanda trazendo cursos, programas especiais e construindo eventos em parceria, como o Simpósio. O mais gratificante é ver que os produtores aproveitaram as oportunidades e hoje colocam em prática tudo o que aprenderam, ganharam em qualidade e estão colocando em destaque o café das Matas de Minas".

O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e a mobilizadora Isaura da Paixão também receberam medalhas. O presidente Antônio Teodoro agradeceu a homenagem e enfatizou que a entidade está sempre à disposição do produtor rural, trabalhando para o desenvolvimento do agronegócio na região.

"Fiquei muito feliz porque a medalha é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando", disse Isaura.

Conhecimento

Luciano Oliveira e Mauro Lúcio Corrêa Júnior, CEO's da startup Certificafé, que faz parte do portfólio da Novo Agro Ventures, apresentaram a tecnologia da empresa em uma palestra para os produtores rurais. Eles apresentaram o caso de sucesso realizado na região com a certificação internacional de produtores.

A plataforma facilita o processo de certificação da propriedade. A simplicidade e a viabilidade econômica foram destacadas por eles e chamaram atenção dos presentes. A interação com o público foi considerada positiva per Mauro Júnior, que acredita no potencial da proposta especialmente para os pequenos e médios produtores.

Uma turma do curso de Drone participou do treinamento durante o evento. O instrutor Cleverson Vieira Pires ministrou o curso e também foi mediador na palestra sobre agricultura digital e drones na cafeicultura.

Ponto de encontro

O Sistema FAEMG montou um estande no simpósio para receber os produtores e suas famílias. Os visitantes também puderam se inteirar sobre os produtos e serviços da FAEMG Digital no espaço, que se tornou um grande ponto de encontro.

Quem passou pelo local também pode experimentar o café do jovem produtor Fabiano Diniz, o premiado ‘Alto da Serra’. Participante do ATeG Café+Forte, Fabiano usou o conhecimento dos cursos do SENAR de torra e barista para preparar a bebida no estande e agradeceu a oportunidade de apresentar o seu café e falar sobre o seu produto.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João do Manhuaçu, Felipe Alves, salientou a importância da presença do Sistema FAEMG no evento, que agrega muito aos produtores.

Viviane Cunha, membro da diretoria e mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, pontuou que o Simpósio é uma oportunidade de buscar conhecimento sobre mercado, negócios, tecnologia e produção que podem ser compartilhadas com os produtores. "É muito bom poder estar de novo nos encontrando pessoalmente. O Simpósio é um momento único de aprendizado e encontro com produtores", comentou.

A equipe do Sistema FAEMG presente ao Simpósio também contou com a analista técnica e coordenadora do Programa ATeG Café+Forte Nathália Rabelo, a consultora de negócios da FAEMG Digital, Sabrina Magalhães, e o analista regional Raimundo Papa Júnior.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.